Comunidade São Pedro

Comunidade São Pedro
Paróquia Nossa Sra das Dores

MP3 CATÓLICO

terça-feira, 25 de dezembro de 2012

NATAL E SUA ORIGEM

Na verdade a festividade no mês de Natal já existia mesmo antes do menino Jesus nascer. Durante muitos anos se comemoravam no final do mês de dezembro do atual calendário gregoriano o solstício de inverno no Hemisfério Norte que seria o tempo em que o sol se afastava do equador e estacionava durante alguns dias, pois assim eram a s noites mais frias do ano. Muitos povos comemoravam quando o inverno passava, então eles esperavam por dias mais longos,com mais luz do sol, essas festas eram comemoradas por doze dias. Há fortes indícios de que foi no mês de dezembro que o menino Jesus nasceu, mas não se tem certeza que a data seja realmente o dia 25 de dezembro. Foi por volta do ano 336, que o papa Julio I, decidiu comemorar o nascimento de Jesus no mesmo mês da festa pagã. Acreditava-se que teria sido nesse dia e mês, pois tinham referencias do evangelho, teria duas hipóteses, uma que indicava ser uma noite muito fria, pois os pastores haviam recolhidos os animais nos estábulos, e a outra ser próxima a comemoração de uma importante festa judaica, desta forma acredita-se ser na ultima semana de dezembro.

Árvore de Natal 


Acredita-se que certa noite na Alemanha em 1530, enquanto Martinho Lutero caminhava pela floresta ficou admirado com a beleza dos pinheiros cobertos de neve e as estrelas no céu. Foi então que teve a ideia de levar alguns galhos para casa e montar uma árvore com a imagem que tinha visto na floresta, para que seus familiares a admirassem, também, a enfeitou com estrelas, algodão para dar a impressão de neve, colocou outros enfeites e acendeu velas. Anos mais tarde esta ideia foi levada para o continente americano.


                                                            Presépio





Presépio e o lugar onde se recolhe gado, curral, estábulo, representação do local e das figuras que, segundo o evangelho, assistiram o nascimento de Jesus. Manjedoura significa tabuleiro em que se coloca a comida aos animais nas estrebarias. O presépio é de origem hebraica, mas foi São Francisco de Assis, que teve a idéia de divulgar a representação do nascimento de Jesus Cristo montando assim um presépio com figuras de barro, esse fato aconteceu por volta do ano de 1223. Foi desse dia em diante que começou essa tradição. Em Nápoles, na Itália, no século XVIII que esse habito cresceu. Os presépios eram montados na sala das casas, com figuras de barro e madeira. Para se montar um presépio é necessário ter as seguintes figuras. Nossa Senhora, São José, uma manjedoura simples com o menino Jesus, Anjos, pastores, os três Reis magos, pode se incluir animais e lagos feitos com espelhos.



Os Três Reis Magos



Acredita-se que os três reis magos surgiram pela primeira vez em Florença na Itália.
Diz à lenda que no antigo Oriente foi escolhido, três reis magos, pois naquele tempo mago significavam sábios, então eles saíram a procura da criança que nasceria e que seria o rei dos reis, mas eles não sabia onde ele estaria, no caminho viram uma estrela brilhando no céu no dia do nascimento de Jesus, e foram guiados por ela. Viajaram muito até chegar, e foi no dia 6 de janeiro, que chegando lá para saudar o menino se emocionaram, se ajoelharam e entregaram os presentes. Gaspar era de mais idade devia ter uns 70 anos, cabelos brancos, longa barba, suas roupas eram amarelo, coberto com manto e calçava sandálias de cor violetas e levou como presente incenso para louvar a Deus. Baltazar devia ter seus 40 anos de cor escura, barba serrada, roupas vermelhas e de sandálias amarelas e deu de presente ouro simbolizando a realeza. Melchior era o mais jovem com seus 20 anos, robusto, vestindo roupas azul e branco com turbante de varias cores e trouxe de presente mirra uma planta com aroma para perfumar. 


Ceia de Natal


Existem evidencias de que a ceia do Natal é representada como a ceia de Jesus Cristo. Assim como os enfeites de Natal, também na mesa o cardápio natalino é muito tradicional. Na ceia é encontrado assados, peru, pernil, leitão, lombo, frutas secas e doces diversos. Também é tradição o vinho, champanhe, gelados. Foi os americanos que começou a criar essa tradição do peru na mesa no Natal, isso ocorreu no século XVIII, pois antes eram feitos com carne de ganso selvagem. Adquirimos o hábito de termos na ceia de Natal as nozes, castanhas, amêndoas e avelãs dos europeus. Na Roma antiga, tinha-se o costume de presentear amigos e parentes com frutas secas, era uma maneira usada para desejar boa sorte. As nozes também significavam abundância e prosperidade. Também acreditavam que as amêndoas protegiam os homens do efeito da bebida. Cada país tem suas tradições quanto à ceia de Natal. Aqui no Brasil existe a tradição familiar que vem de família para família. A ceia de Natal é parte muito importante dessa festa. É uma confraternização é uma troca de amor e carinho para com o próximo.


Os cartões de Natal




Esse costume de enviar cartões de Natal, esta ligado a Bíblia, com as palavras de Jesus. As mensagens da Bíblia foi uma maneira de espalhar o cristianismo e de lembrar dos amigos e parentes mais distantes, e é sem duvida uma forma de se aproximar mais uns dos outros. Trazendo mensagens de amor, carinho e de amizade. O que se sabe é que foi um inglês chamado John C. Horsley que ajudou a integrar esse costume, isso ocorreu por volta do ano de 1830, foi aceito muito rápido pelas pessoas.

Missa do Galo



A missa é feita nas primeiras horas do dia 25 de dezembro, e é uma tradição também muito conhecida. Dizem que o galo anuncia o fim de uma noite de trevas, e que começa o nascimento da luz do mundo, e que essa luz seria o filho de Deus. A outra versão é que o galo nos desperta, no sentido ver o senhor na figura de um irmão. A missa do galo teve o seu inicio no ano 400 em Roma, diz a lenda de que um galo cantou a meia noite do dia em que o menino Jesus nasceu. Havia uma crença de que se levasse um galo na igreja e que se ele cantasse na hora da missa do galo era sinal boas colheitas.

Desejamos a todos um FELIZ e ABENÇOADO NATAL ! 









Nenhum comentário:

Postar um comentário