Comunidade São Pedro

Comunidade São Pedro
Paróquia Nossa Sra das Dores

MP3 CATÓLICO

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Os cincos primeiros livros da bíblia


Queridos irmãos em Cristo. 

Durante o mês de Setembro, celebramos o mês da Bíblia. Devido a esse importante fato iremos a cada dia postar conteúdos sobre a bíblia. Segue abaixo algumas informações sobre os cincos primeiros livros da bíblia. 



Os cincos primeiros livros da bíblia, também conhecidos como "pentateuco" foram escritos por Moisés, na língua hebraica, por volta do século XII a.c.


Os cinco livros são:


GÊNESIS

A palavra Gênesis significa nascimento, origem. No livro podemos distinguir duas partes: 
  1.  Origem do mundo e da humanidade. 
  2. Origem do povo de Deus.
Podemos também destacar que o primeiro livro da Bíblia, narra acontecimentos, desde a criação do mundo, na perspectiva judaica (O chamado "relato do Gênesis"), passando pelos Patriarcas Hebreus, até à fixação deste povo no Egito, depois da história de José.


ÊXODO

A palavra Êxodo significa saída. O livro tem esse nome por que começa narrando com os Hebreus saíram da terra do Egito, onde eram escravos. O acontecimento se deu por volta do ano 1250 a.C.

LEVÍTICO

Levítico provém do nome Levi, a tribo de Israel que foi escolhida para exercer a função sacerdotal no meio do seu povo. Embora situado logo após o êxodo e atribuído a Moisés, o livro do Levítico, na verdade foi escrito depois do exílio da Babilônia 

NÚMEROS

Este livro se chama Números porque começa com um grande recenseamento do povo hebreu no deserto. Para os hebreus, a saída do Egito foi  uma lenta e penosa caminhada em busca de uma terra. Neste livro a caminhada se transforma em majestosa marcha organizada de todo um povo, como uma procissão ou um exército.

DEUTERONÔMIO

A palavra grega Deuteronômio significa segunda Lei. Trata-se de uma reapresentação e adaptação da Lei em vista da vida de Israel na terra prometida, este livro nasceu muito tempo depois da situação histórica que nele encontramos discursos de Moisés antes da entrada na terra e passou por um longo período de formação.


Queridos irmãos. As informações sobre os cincos primeiros livros da Bíblia é apenas um pequeno resumo, isso para causar em cada um de nós o desejo de estudar mais sobre os livros sagrados que contem na nossa Santa Bíblia. O Senhor, nós de força e sabedoria para que a cada dia nós possamos ler mais e meditar a sagrada escritura. Amém!
Desejamos a todos, um ótimo e abençoado dia. "Que Jesus e Maria continuem com você e com sua família.

  • Em breve iremos postar mais informações sobre a Bíblia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário