Confira a seguir a primeira experiencia de colunistas no nosso blog que vem buscando aperfeiçoamento contínuo, esforçando-se para levar o melhor para nossos leitores:
Olá meus amados irmãos em Cristo, a paz do Senhor Jesus esteja sempre conosco!
A frase que intitula a postagem e que também representa a música do cantor e compositor Batista Lima (Essa não é a saída) reflete o meu momento de inspiração para falar de um tema cada vez mais presente no mundo inteiro: Drogas!
Milhares de famílias sofrem com seus amados entes queridos, amigos/irmãos que em algum momento na jornada da vida desenharam em suas histórias a aterrorizante e destruidora realidade das drogas e assim, criaram degraus que os fizeram descer pelas escadas da dor, afastando-os dos propósitos da divina paz que só encontramos em Deus, recordo-me então de uma voz suave cantando um salmo que assim dizia '' Só em Deus a minha alma tem repouso, só ele é meu rochedo e salvação''. Pois bem meus amados, ando pensando em palavras de esperança, em vozes que proclamam a luz de Deus para iluminar tantos corações que a cada momento escurecem nas experiencias de calvário da vida humana na terra, mas afinal, que vozes são essas? Logo respondo para mim mesmo: São as nossas vozes enquanto cristãos evangelizadores, somos eu e você que está lendo-me agora, nas nossas experiencias diárias, a cada momento espalhando o amor de Deus, sua misericórdia, graça e luz convertidas em pequenos gestos de amor ao próximo em cada pequena oportunidade que nos convém no cotidiano.
Há um livro de um Pe. chamado Juarez de castro chamado ''As chaves da perseverança'' em que ele menciona aquela parte do evangelho em que os pescadores lançam suas redes a noite toda e nada conseguem, somente após a chegada de Jesus que solicitou que tentassem novamente é que as redes vieram abundantemente cheias de peixes. Fiquei a imaginar na dinâmica da vida, quantas vezes pelos caminhos do mundo, as pessoas jogam suas redes e elas voltam vazias, redes que representam sonhos de uma vida feliz, do emprego melhor, da tão sonhada vida amorosa que foi frustrada ou seja lá qual for o motivo da '' rede vazia''. E aí, essas pessoas, diante do desdobramento desse vazio, até tentam jogar a rede outra vez, mas impulsionados por falsos valores, vícios, drogas lícitas e ilícitas, ao invés de se apoiarem no Cristo salvador, que tem palavras de vida eterna e é capaz de preencher plenamente o vazio das nossas redes lançadas nos mares da existência.
Na minha vida, já presenciei alguns casos em que vidas foram ceifadas pelo preenchimento equivocado do vazio das redes que compõe o território das emoções, não sei se a melhor representação está no amigo de infancia que se foi aos 22 anos (transtornado, esquizofrenico, ex-drogado) ou no tio (alcoolatra) que também se envolvera com o solipsismo (vida na solidão) que se disfarçou de sorrisos e alegrias alucinógenas enquanto a distancia de Deus, vestida de falsos prazeres, só aumentou até o dia do seu ponto final aqui na terra. Restou-me uma inquietação no coração, tentar fazer com que outros não tenham o mesmo fim,enquanto a graça de Deus me inspirar para que, no limite dos meus talentos permitirem, eu possa levar luz para as pessoas. Sabe-se que a dificuldade é grande, super heróis não existem, mas dentro das nossas fronteiras, temos que saborear o banquete de fazer o nosso possível, assim sendo, comece por você mesmo!
'' A cura mais difícil é a que acontece em nosso coração: quando somos curados do nosso egoísmo, do nosso orgulho, do nosso ódio, da nossa empáfia, da nossa língua grande, de todas as coisas que nos dificultam viver o dia a dia. É essa cura que devemos buscar em Jesus e que nos promove uma transformação. As curas físicas se fazem quando tomamos remédio e quando evitamos o florescimento de doenças emocionais.'' ( Pe. Juarez de Castro em '' As chaves da Perseverança'')
Prestemos atenção nos nossos irmãos, ouvir o outro é uma experiencia divina. condenar é uma ação perfeitamente dispensável para todos nós, uma vez que não nos foi reservado o direito de julgar, mas a missão de amar o próximo. Empreste palavras de carinho a quem precisa, seja um anjo de resgate para as pessoas inclusive do seu convívio que dão sinais de que estão jogando suas redes em falsas alegrias e estão recebendo cada vez mais e mais vazios em contrapartida. Você que desempenha um trabalho na comunidade, mostre-se presente nas vidas que precisam da sua voz mansa e serena dizendo coisas que Jesus diria, fazendo gestos que Jesus faria, amando como Jesus Amaria. Saibamos dar bom dia, boa tarde, boa noite, a gentileza faz parte das coisas de Deus, não há quem não goste de se sentir respeitado, lembrado, cumprimentado. Saibamos respeitar os mais pobres, evitar a subserviência exacerbada aos grandes e lutar contra a invisibilidade dos pequenos diante dos nossos olhos, tantas vezes míopes para os ensinamentos de Deus.
A você, que pacientemente chegou ao fim dessa leitura, o meu muito obrigado.
Deus abençoe!
Por Danilo Crisóstomo,
(Estudante de administração, voluntário, pacifista e ativista social pelo Servas Brasil, meio poeta, um tanto sonhador, Cristão Católico e colaborador na comunidade São Pedro).
Nenhum comentário:
Postar um comentário