Comunidade São Pedro

Comunidade São Pedro
Paróquia Nossa Sra das Dores

MP3 CATÓLICO

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Papa nomeia bispo de Petrolina e auxiliar de Salvador

Cidade do Vaticano, 27 jul (EFE).- O papa Bento XVI nomeou o prelado Manoel dos Reis de Farias, de 65 anos, e o sacerdote Gilson Andrade da Silva, de 45 anos, bispos de Petrolina, em Pernambuco, e auxiliar de Salvador, na Bahia, respectivamente, informou nesta quarta-feira o Vaticano.

Manoel dos Reis de Farias, até agora bispo de Patos, na Paraíba, substitui no cargo o bispo Paulo Cardoso da Silva, que renunciou pela idade.

O novo bispo de Petrolina nasceu em Orobó, Pernambuco, em 1946. Estudou filosofia no Instituto Estrela Missionária, em Nova Iguaçu (Rio de Janeiro) e teologia no mosteiro de São Bento, do Rio de Janeiro e na Escola de Teologia do Mosteiro de São Bento de Olinda.

Ele foi ordenado sacerdote em 1983 e bispo de Patos (Paraíba) em 2001, cargo que ocupava atualmente.

Gilson Andrade da Silva, o novo bispo auxiliar de Salvador, nasceu em 1966 no Rio de Janeiro. Estudou filosofia no seminário diocesano de Petrópolis e teologia na Universidade de Navarra (Espanha).

Ele foi ordenado sacerdote em 1991 e incardinado na diocese de Petrópolis. Prestou serviços como vice-reitor e reitor do seminário Nossa Senhora do Amor Divino, dessa diocese, vigário paroquial, professor de teologia e diretor do Instituto de Teologia, Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Católica de Petrópolis. 


Relembre um pouco a história de Frei Paulo que, mesmo não sendo mais bispo, pretende continuar colaborando com a missão de evangelizar, lembrando que o novo bispo deve demorar ainda cerca de quatro meses para chegar definitivamente a Petrolina e assumir o comando da diocese. 

Dom Paulo Cardoso da Silva

6º Bispo de Petrolina
“Evangelizare pauperibus”

Frei Paulo Cardoso da Silva nasceu em 19 de outubro de 1934 em Caruaru – PE. Emitiu a profissão simples em 13.02.55 e a solene em 22.02.58. Foi Prior do Convento do Carmo de Carmocim (PE), cidade onde fundou o Colégio Monte Carmelo, em 1963, atuando como professor e assumindo a sua direção até 1985. Ainda em Camocim, foi fundador da Cooperativa Agropecuária e iniciou um trabalho para alfabetização de adultos. Foi vigário de 1972 a 1979. Foi nomeado Bispo de Petrolina em 19 de março de 1985, tomando posse no dia 1º de maio do mesmo ano. Desde então, a obra missionária e a evangelização ganharam um novo espaço nas ações da Diocese, para as quais convergem todas as outras realizações: missões, criação da Fraternidade do Carmo, instalação do Seminário São José, reestruturação da Emissora Rural, dentre tantas outras obras de alcance social.

Algumas Realizações:
  • Ações missionárias.
  • Fest Missio 97, 98 e 99.
  • Criação da Fraternidade do Carmo – 1985.
  • Instalação da Livraria São Paulo.
  • Instalação do Seminário São José – 19.03.1960.
  • Reforma a Emissora Rural a Voz do São Francisco.

Construções:
  • Creche em Sta. Cruz da Venerada, Ouricuri – PE.
  • Casa da Criança São Thiago – 1991.
  • Casa das Irmãs Carmelitas de Santa Teresinha em Sta. Maria da Boa Vista – 1991.
  • Carmelo Missionário Santa Teresinha do Menino Jesus – 1° de outubro de 1998.
  • Creche em Dormentes – em construção
  • Casa de Passagem Bom Samaritano, Petrolina-PE – 2001
  • Casa do Romeiro Mãe do Bom Conselho, Santa Cruz da Venerada – 2001
  • Centro Pastoral Mandacaru – Salgueiro – PE.

Paz e bem!
Comunidade São Pedro



Referências:
 Papa nomeia bispo de Petrolina e auxiliar de Salvador. Disponível em:<http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/efe/2011/07/27/papa-nomeia-bispo-de-petrolina-e-auxiliar-de-salvador.jhtm>. Acesso em 27, julho 2011.

Dom Paulo Cardoso da Silva. Disponível em: < http://www.domboscopetrolina.g12.br/?page_id=115>. Acesso em 27, julho 2011.






Nenhum comentário:

Postar um comentário