Estamos na Quaresma e neste período somos convidados a nos retirarmos para a prática da oração do jejum e da caridade. Padre Humberto (Reitor do Seminário de São José - Petrolina-PE) nos ajuda na prática da oração nos ofertando um retiro durante toda esta quaresma, e este retiro estará disposto para você leitor deste blog. Que você possa realmente assumir este compromisso diário e realizar este retiro, seja pessoal, em família, em comunidade, faça esta experiência e ajude-nos a divulga-lo também. Ficai neste primeiro momento na prática da oração com este belíssimo retiro quaresmal.
PASCOM - CSP
PRIMEIRA SEMANA DE RETIRO QUARESMAL
DOMINGO 09/03 A SÁBADO 15/03
DOMINGO 09 DE MARÇO PRIMEIRO DOMINGO DA QUARESMA
A IDENTIDADE DE JESUS (Messias servo e Filho de Deus).AS TENTAÇÕES DE JESUS
Atenção caro retirante: Ao chegar cada domingo priorizarei a
liturgia do domingo esteja atento que quebra um pouco a seqüência das meditações,
mas não faz mal. Boa meditação. Nota introdutória: Caro internauta retirante
reflita sobre as tentações de Jesus e as suas tentações.
O modo como Ele venceu
e o modo como tu és chamado a vencer. Os meios que Jesus usou e os meios que a
santa quaresma te oferece. Voltemos toda a nossa atenção para a Liturgia deste
primeiro domingo da quaresma. Na meditação passada contemplamos que Jesus é
batizado no Espírito Santo, na meditação de hoje contempla-se Jesus que é
levado ao deserto pelo mesmo Espírito. “Impelidos pelo
Espírito para o deserto, Jesus ali permanece sem comer durante quarenta dias”
(CIC, n.538). Tu também foste batizado no Espírito Santo, assim como também é
levado ao deserto da Igreja. No entanto tu serás fiel ao caminho do Senhor se
com ele combateres os teus pecados.
ORAÇÃO DO ESPIRITO SANTO
Espírito Santo,Vós sois a alma
da minha alma.Cheio de humildade Vos adoro.Iluminai-me, fortificai-me, guiai-me
e consolai-me,Revelai-me, tanto quanto isso ao plano do eterno Pai
corresponde,revelai-me os Vossos desejos.Fazei-me entender o que o Amor eterno
de mim deseja.Fazei-me entender o que devo fazer.Fazei-me entender o que devo
sofrer.Fazei-me entender o que,em silêncio, com modéstia e reflexão,devo
aceitar, carregar e suportar
Sim, Espírito Santo,fazei-me entender a Vossa vontade e a vontade do Pai.Pois, minha vida inteira não quer ser mais que um contínuo e perpétuo SIM aos desejos e ao querer do eterno Pai (Santo Agostinho).
Sim, Espírito Santo,fazei-me entender a Vossa vontade e a vontade do Pai.Pois, minha vida inteira não quer ser mais que um contínuo e perpétuo SIM aos desejos e ao querer do eterno Pai (Santo Agostinho).
1º )LETURA DO TEXTO. (leia primeiro o
texto do Gênesis, depois o Evangelho e por fim a segunda Leitura).
Caro retirante o desafio é
grande. Meditaremos as três leituras em torno do único tema o DESERTO.
Será exigente para mim e para você. Mas coragem. Vamos à frente. Exige mais
tempo de dedicação, mas os frutos serão mais abundantes. É como o agricultor
quanto mais semeia mais colhe. Assim quanto mais contato com a Palavra de Deus
mais fruto de santidade produzirá em nós.
FAÇA ESTE PEDIDO – Senhor peço-vos humildemente a graça de
entrar no teu santo deserto, combater no Espírito com as poderosas armas da
palavra, do jejum, da oração, da caridade a fim de vencer o diabo e
as suas obras e deixar que em mim REINE os valores do teu Reino de amor.
Venha, Senhor Jesus, a mim e a todos o VOSSO REINO. Senhor converte-me a ti, a
vossa Igreja, o mundo todo ao vosso Reino de amor, de justiça, de paz e de
liberdade.
Vamos à pergunta: O que o texto diz?
Caro retirante o texto sagrado do
Gênesis não quer transmitir historia como um jornalista dos nossos tempos
transmite os fatos. O Gênesis é um livro religioso que faz ensinamento
religioso. A criação e a origem do mal. Não queira entender a origem do pecado
sem a graça abundante que é Cristo senão ficarás na selva sem mapa a orientar o
caminho de volta. “a revelação do amor divino em Cristo manifestou, ao mesmo
tempo, a extensão do mal e a superabundância da graça.
Devemos, portanto, abordar a origem do mal, fixando o olhar da nossa fé
n-Aqueles que é o seu único vencedor”. (CIC, n, 385).
Duas perguntas do texto:
a )O PLANO DE DEUS E A QUEDA DO
HOMEM: O Plano de Deus para o Homem é a vida e a comunhão em Cristo no Espírito
Santo ( leia Sab. 3,15s). E é O Espírito o vinculo de amor eterno que nos une a
Cristo pelo santo batismo e através dele ao Pai de Misericórdia. Deus
deseja uma relação de amor cuja manifestação Plena é o seu Filho
amado. O Sopro divino que torna o homem um ser vivente (Gn
2,7). Atitude permanente...
b) O LIVRE ARBITRIO -
Ora Aquele que deu o sopro divino ao homem, também o chamou para ele ser na sua
obra construtor do seu Plano. Caminhar no livre arbítrio (Gn 2,5.15).
c) Mas uma só coisa era proibida ao homem: estabelecer por si
o que é o bem e o mal. Somos incapazes de tal escolha. “estabelecer por si o
que é o BEM e o que é o MAL (2,9, 3,1,2,3). “Sem mim nada podeis nada”, diz
Jesus. Nele somos livres verdadeiramente (Gl 5,1). O homem quer ser
um Ser independente de Deus e nesta escolha torna-se um ser dependente e
escravo do pecado “sereis como Deus’ (3,5).
d) A ABUNDANCIA DA GRAÇA – Jesus é a Plenitude da graça
divina (Gl 4,4). A sua vinda ao mundo trouxe o perdão dos pecados para
o povo (Mt 1,21). Ele é o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (1Jo
3,5).”Enferma a nossa natureza precisava de ser curada; decaida, precisava de
ser elevada; morta, precisava ser de ser ressuscitada” (São Gregório de Nissa).
Jesus se deixa batizar por João na solidariedade com o homem decaído e
para cumprir toda a Justiça do Reino (Mt 6,33, 3,15, ou seja, a vontade do Pai
ao entrar no mundo até a morte e morte de cruz. Repleto do espírito santo
inicia a sua peregrinação no deserto 40 dias sinal de quarenta anos.
E é sujeito a provação. “ Satanás tenta Jesus por três vezes, procurando
por em causa a sua atitude filial para com Deus; Jesus
repele esses ataques, que recapitulam as tentações de Adão no Paraíso e de
Israel no deserto (cf. Lc 4,13).CIC n 53.
e) A TENTAÇÃO DO DIABO depois da
fome de Jesus ‘ Se és Filho de Deus...”transformar Paes em pedra (Mt 4,3-4, Dt
8,3). Jesus vence com a Palavra. “Não só de pão vivo o Homem ..’A tenção do
diabo é com a gloria do Mundo, mas Jesus vence “não tentarás
o Senhor’. O diabo usa a Sagrada escritura citando versículos do salmo
90. Jesus é tentado a conquistar Jerusalém pondo Deus à prova (Jo 4,34). O
diabo tenta Jesus com o poder “os Reinos do mundo e a sua Gloria’,
mas “se me ajoelhares”, mas “o Cisto revela-se como servo de Deus totalmente
obediente a vontade divina...A vitoria de Jesus sobre o tentador, no deserto,
antecipa a vitoria da paixão, suprema obediência do seu amor filial ao Pai
(CIC, n. 539).
Agora com mais profundidade poderás
voltar a tua atenção para a carta de São Paulo aos Romanos. Neste texto Paulo
apresenta a grande obra de Cristo. E o faz em dois
argumentos: o primeiro: a antiga solidariedade do homem com Adão: estamos
sujeito à morte espiritual “estive morto, mas agora vivo” da qual a morte
física é sinal (conferir vv12-14; o segundo Paulo faz comparação entre Adão e
Cristo. O primeiro com a com o pecado introduziu no mundo a potencia do mal,
com o seu sim ao pecado, desobediência trouxe o pecado e a morte.
Caro retirante todos os anos, neste
tempo de quaresma, a igreja une-se ao mistério de Jesus no deserto.
2º) MEDITAÇAO DO TEXTO
A pergunta fundamental é: O
que diz o texto para mim! Diz tanto, mas partilho duas ideias
essenciais: O sentido do deserto de Cristo e o sentido do deserto na
Igreja. O deserto não tem conotação de lugar geográfico, mas de
situação da vida interior do povo de Israel, da Igreja e de cada membro.
O deserto exterior poderá evocar uma imagem do deserto interior. De um lado
temos uma situação de impotência do povo, de outro de potencia e gloria de
Deus. Certamente é tempo de provação. Sem Ele a nossa vida é um deserto e não
venceremos. O deserto é meio para se converter ao senhor que vem sempre em cada
páscoa celebrada.
Cristo no deserto. Jesus quis
reviver as diversas etapas do povo de Deus. As
tentações do primeiro Adão que sucumbiu é vencida pelo Novo Adão assim como as
tentações que Israel sucumbiu Jesus é vencedor. (“...) As tentações de Jesus
recapitulam as tentações de Adão no paraíso e de Israel no deserto...” (CIC,
n.538). Quando Ele encarnou e se Fez homem, recapitulou em Si a
longa historia dos homens e proporcionou-nos, em síntese, a
salvação, de tal forma que aquilo que havíamos perdido em Adão – isto é, sermos
imagem e semelhança de Deus – o recuperasse em Cristo Jesus (Santo Irineu de
Lião). Infidelidade de Adão, fidelidade de Cristo. Infidelidade de Israel,
fidelidade de Cristo.
A tentação mostra a maneira própria
do Filho de Deus ser Messias, de um lado a maneira do mundo
triunfalista cuja proposta satanás o tenta e os que os homens desejam lhe
atribuir-lhe, de outro a maneira do Pai que o apresenta como Servo Sofredor
(4,15). A “As três tentações procuram desviar a proclamação do Reino de
Deus, de modo que se torne um Reino segundo os padrões humanos” O reino de Deus
passa pelos Reinos humanos, mas exige “o converte-se e o crer na Boa Nova”. na
justiça e no amor. (Raymond E. Brown, Introdução ao Novo testamento, p. 268).
Caro retirante todos os anos, neste
tempo de quaresma, a Igreja une-se ao mistério de Jesus no deserto, combate
contra as tentações, é chamada a usar os poderosos meios para o combate
espiritual os exercícios espirituais o jejum, a oração e a caridade. Santo
Agostinho diz que em Cristo nós éramos tentando e nele vencemos. “Cristo foi
tentado pelo demônio no deserto. De fato, Cristo foi tentado pelo demônio. Mas
em Cristo também tu eras tentado, porque ele assumiu a tua condição humana,
para te dar a salvação; assumiu a tua morte para te dar a sua vida;
assumiu os teus ultrajes, para te Dara a sua gloria; por conseguinte, assumiu
as tuas tentações, para te dar a sua vitoria”. (Santo Agostinho, da Liturgia
das Horas, vol. II).
3º) ORAÇAO RESPOSTA ORANTE COM A
PALAVRA (Senhor Jesus contigo quero iniciar o meu deserto, contigo quero
reconhecer os meus pecados, contigo quero combate os meus pecados, contigo
quero usar as armas para a vitoria. Senhor socorre-me na hora da tentação,
socorrei-me na hora do desespero, socorrei-me na hora do perigo de morte
espiritual e temporal. Senhor não me deixe cair em tentação. Do espírito
maligno – defendei- me. Livra-m do mau pensamento, livra-me da linguagem
maldosa, livra-me das obras de trevas.
SEGUNDA FORMA PARA REZAR COM O CORAÇAO
“Concedei-me, ó Deus onipotente, que, ao longo desta Quaresma, possamos progredir
no conhecimento de Jesus Cristo e corresponder a seu amor por uma
vida santa.Por nosso senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do espírito
Santo”.
A CONTEMPLAÇAO
- fundamental é : o que o texto e tudo o que aconteceu nesta oração me
fazem saborear e viver? Contemplo a minha miséria de pecador e a grandeza de
Deus Pai Misericordioso. Contemplo que não devo impor, mas propor o reino de
Deus. Deus não quer impor o bem, quer seres livres [...].
Para alguma coisa serve a tentação. Ninguém, senão Deus, sabe o que a nossa
alma recebeu de Deus, nem nós próprios. Mas a tentação manifesta-o para nos
ensinar a conhecermo-nos e desse modo descobrir a nossa miséria e
obrigar-nos a dar graças pelos bens que a tentação nos manifestou» (CIC, 2847).
Concluía a oração sempre com um Salmo
50
SEGUNDA 10 DE MARÇO SEGUNDA FEIRA -
A IDENTIDADE DE JESUS
Nota introdutória: Terminada a semana introdutória de hoje até a
conclusão do nosso retiro quaresmal seguiremos o tema como já anunciara o REINO
DE DEUS no Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus. O nosso objetivo
é sistematicamente ler, meditar, orar e transformar em atitude de vida os
valores do Reino que Jesus semeou na terra do nosso coração. “Todos os
homens são chamados a entrar no REINO. Anunciado primeiro aos filhos de Israel,
este Reino messiânico é destinado a acolher os homens de todas as
nações. Para ter acesso a ele, é preciso acolher a Palavra
de Deus” (CIC,n. 543). Nesta semana meditaremos sobre o
Evangelho da Infância de Jesus Rei - Messias (Mt 1 – 2) e
parte da Promugação do Reino dos Céus( Mt 3 – 7). Coloque-se em atitude de
generosa abertura e CONVERSÃO DO CORAÇAO para verdadeiramente celebrar Cristo ,
nossa páscoa.
FAÇA ESTE PEDIDO – Venha, Senhor Jesus, a mim e a todos o
VOSSO REINO. Senhor converta-me a mim, a vossa Igreja e o mundo ao vosso
Reino de amor, de justiça, de paz e de liberdade.
LEITURA DO TEXTO – Tome a Bíblia e
leia MT 1,1-17
O NASCIMENTO E A INFÂNCIA DE JESUS
A) O Qeu diz o texto em si: Confesso que
o texto não é atraente a sua leitura, mas é necessária no conjunto da Historia
da Salvação. Fixar os olhos no Jesus do Evangelho de
Mateus. Este é o foco que ilumina o seu itinerário. Fixar os olhos nos
personagens, precursores da primeira vinda de Jesus: Ele é Rei Messias Salvador
do povo de Israel e de toda a humanidade. Este texto é proclamado
na liturgia do advento da Igreja. O texto enfoca uma SÍNTESE DA
HISTORIA DA SALVAÇÃO: promessa de Deus Pai a Abraão e a sua
descendência ( Gen 12,3). (v. 1) Jesus é esta bênção prometida a Abraão
que nele chegou plenamente. Somos em |Cristo abençoado com toda sorte de
BENÇÃOS. “anunciado primeiro aos filhos de Israel, este reino messiânico é
destinado a acolher os homens de todas as nações (Mt 28,19).O horizonte
messiânico alarga-se e atinge os últimos confins, pois Deus ligou a
Abraão, a Salvação de todas as gentes (Gn 12,3).
Outro importantíssimo personagem do
texto é o REI DAVI (vértice luminoso)que através da promessa de Deus se cumpre,
o exílio, escuro abismo, antecipação da Gloriosa Ressurreição de Cristo. Jesus
é profundamente radicado em um povo e na Historia dos Homens. O texto fala das
mulheres na genealogia de Jesus: pecadoras e estrangeiras. Jesus é
solidário com os pecadores toda a sua vida vai testemunhar esta opção pelos
pecadores, sem excluir ninguém do seu REINO.
Jesus é salvador de todos. Primeiro
de Israel e através de Israel a todos as gentes (releia os
versículos (Tamar, Raab,, Rute, a mulher de Urias (Betsabéia). Estas mulheres
tem situação irregular (cf. Gn 38, Js 2, Rt 3, e 2Sm 11). “Introduz na historia
de Jesus um extenso arco da historia israelita, envolvendo os patriarcas
(primeiros catorzes nomes, os outros catorze seguintes.-9 até os desconhecidos
os últimos catorzes). Desta maneira , Mateus dramatizou os motivos de Abraão e
Davi encontrados alhures no NT (Gl 3,16; Rm 1,3). (BROWN Raymond E. Introdução
ao novo testamento, paulinas, p. 265).
B) - MEDITAÇÃO DO TEXTO - A pergunta
fundamental é esta: o que diz o texto para mim? O texto diz
para mim que Jesus tem duas origens uma que esta radicada numa historia, a
historia de israel. Ele não é um fantasma, verdadeiramente homem (Lc 24,39).
Tem nome, tem um povo, tem uma cultura, tem uma descendência vinculada a
historia de Israel. “Nasceu de mulher” (Gl 4,4). Em tudo semelhante a
nós, menos no pecado (Hb). Os dados históricos extras bíblicos
testemunham a existência histórica de Jesus. Outra origem que está radicada na
eternidade junto do Pai. “No principio era o Verbo e o Verbo estava com
Deus e o Verbo era Deus” (Jo 1, 1). Esta origem eterna é exigência de fé tanto
quanto a origem nosso tempo. Caro retirante internauta, você também faz parte
da historia da salvação. É protagonista com Deus. O pai o ama em
Cristo eternamente, consagra com a Unção de seu Filho morto e
ressuscitado, chama-o à conversão. Exigência para o seu seguir o seu Filho. “O
Reino de Deus está próximo, convertei-vos e crede no Evangelho”. Caro
internauta por pior que seja a sua Historia de pecador, não fique preso ao
passado, olhe para frente, volte para o Senhor, tome a decisão: vou voltar e
confessar, Pai pequei, misericórdia. Mas antes de voltar para o Pai volte-se
para si como o filho mais jovem da parábola do Pai Misericordioso. Pense em sua
historia e responda com sinceridade: Que sinais de trevas queremos que o Senhor
converta em Luz?
Muito me fascinou a relação de Jesus com as
mulheres na sua genealogia narrada por Mateus. Todas eram de vida marital
irregular e estrangeira. Não era gente de boa fama, no entanto é o jeito
de Deus agir. Deseja colaboradores para a preparação de sua vinda na
nossa historia: judeus e pagãos . Quanta MISERICÓRDIA, quanto AMOR bondade.
Quanta honra para a dignidade feminina se por uma mulher veio o pecado e a
morte por outra veio à vida e a graça. Outras acompanham o mestre no ministério
até a cruz e outra faz o anúncio inaudito: A RESSURREIÇÃO. Que seria da Igreja
sem a presença das mulheres? Como Jesus se
relacionou com elas deverão ser o nosso relacionamento.
C)- ORAÇÃO - ORAÇÃO RESPOSTA AO
DEUS QUE FALA: A pergunta fundamental: o que o texto me faz dizer a Deus?
Faz agradecer pela colaboradores da Historia da salvação.Recordo
que muitos foram os colaboradores da Historia da salvação, a saber: os
patriarcas, os juízes, os reis, os profetas, o precursor de Jesus, São José e a Virgem Maria. Expresso nesta prece um agradecimento em Forma de bendição a Trindade Santa.
BENDITO SEJA DEUS PAI
porque em Cristo no Espiro Santo criastes o homem e a mulher a vossa “Imagem e
semelhança” para a comunhão de amor e vida. Perdão Pai Santo porque o homem e
mulher disseram Não ao teu Plano de amor e vida e caíram no
pecado.
BENDITO SEJA DEUS PAI porque
em Cristo no Espirito Santo prometestes o Salvador e nesta promessa
é inclusa colaboradores e colaboradoras na preparação da Vinda do teu Filho.
Perdão Pai santo poque tanto no ontem como no hoje da historia da salvação
na árvore familiar de Jesus contém antepassados ilustres e outros não tanto,
mas importantes para o Deus Misericordioso
BENDITO
SEJA DEUS PAI,porque no Espirito
Santo, Abraão foi chamado para ser portador da benção divina orientando-se para
a benção do Cristo. A grande benção do Pai para todas as gentes.
Perdão Senhor porque nem sempre somos instrumentos de tua benção.
BENDITO SEJA DEUS PAI porque
em Cristo no Espirito Santo suscitastes o Rei Davi orientado-o para o teu filho
Jesus “Rei dos Judeus e de todas as gentes”. Perdão, Pai Santo pela vezes que
não fomos firmes no serviço e no amor, na justiça e na paz, na liberdade e na
fidelidade.
BENDITO
SEJA DEUS porque em Cristo no Espirito Santo
anunciastes a vinda do Rei da paz e denunciastes infidelidade a vossa aliança
pela voz poderosas de todos os profetas. Pai santo, perdão pelas vezes que não
assumimos o profetismo na Igreja e no mundo.
BENDITO
SEJA DEUS porque pelo “Sim” da Virgem Maria o REINO DE
DEUS chegou plenamente em Jesus. Perdão, pai Santo pelas vezes que não escutei
a palavra de Jesus: “Convertei-vos e Crede no Evangelho”.
D) A CONTEMPLAÇÃO – Diz o senhor “sede
Misericordioso como eu SOU Misericordioso”.. Eu faço parte da
Historia da Salvação, sou colaborador do Reino de Deus. Em que posso colaborar
na família, na paróquia, na diocese, na ação social? Que atitude a palavra me
faz fazer? Você tem a resposta?Lembre-se que é atitude, não é apenas uma
caridade sem continuidade.
MEDITE ESTE COM OS SENTIMENTOS DE
CRISTO REI –
Ele é Justo e traz a justiça (Mt 6,33). Ele é nossa paz. Defesa dos
pobres. Ele é nossa BENÇÃO.
SALMO: 1 Daí ao Rei poderes, Senhor
Deus, vossa justiça ao descendente da realeza!Com justiça ele governe o vosso
povo, com equidade ele julgue os vossos pobres.
Das montanhas venha à paz a todo o
povo, e desça das colinas a justiça Este rei defenderá os que são pobres, os
filhos dos humildes salvarão.
Nos seus dias a justiça florirá e
grande paz, até que a lua perca o brilho! De mar a mar estenderá o seu domínio,
e desde o rio até os confins de toda a terra!
Seja bendito o seu nome para sempre!
E que dure como o sol sua memória! Todos os povos serão nele abençoados, todas
as gentes cantarão o seu Louvor!
TERÇA-FEIRA 11 DE MARÇO. DE
MARIA RAINHA NASCE O REI DO UNIVERSO E
JOSÉ ASSUME A PATERNIDADE LEGAL DE
JESUS Mt 1,18-24
Caro retirante, peregrino na
fé, seja perseverante. Estamos nos preparando com a Palavra de Deus para
a celebração da páscoa. O principio é: quem faz uma boa quaresma
celebrará uma boa páscoa. A decisão é sua. Continuando a nossa primeira semana de
retiro espiritual voltamos à atenção para a mediação: DE MARIA, RAINHA, NASCE O
REI DO UNIVERSO E JOSÉ ASSUME A PATERNIDADE LEGAL DE JESUS. Atenção, a
interrupção do modelo em Mat 1,16 (Não “José gerou Jesus”, mas ‘de Maria
nasceu Jesus”) prepara o caminho para o extraordinário da
concepção de Jesus Mt 1,18-24.
FAÇA ESTE PEDIDO – Deus Pai que o teu filho nasça espiritualmente no meu coração, por isso mais uma vez eu vos suplico: Venha, Senhor Jesus, a mim e a todos, O VOSSO REINO. Senhor converta-me a vós, a vossa Igreja, e o mundo todo ao vosso Reino de amor, de justiça, de paz e de liberdade.
LEITURA DO TEXTO – (Messias,
A) O que o texto diz em si: Quais são os
protagonistas e o que falam? Os protagonistas são José,
Maria, o anjo. O texto conta como foi a “origem de Jesus” v. 18. Maria, a
prometida em casamento a José, mas antes de se unirem, uma surpresa, ela
ficou grávida do Espirito Santo. José, justo, evita denunciar
publicamente, e em segredo resolveu deixar Maria v. 19. Mas um ANJO lhe aparece
em sonho e disse: José, Filho de DAVI, não tenhas medo de receber Maria,
como tua esposa, (recorta-se como iniciou o Evangelho de Mt 1.1) não ter
medo de receber Maria como esposa, ela concebeu por
obra do Espirito Santo e dará a luz um filho. José é quem vai
dar o nome ao menino JESUS – que significa Deus salva o povo de seu pecados.(v
20 e 21). A promessa de Deus é cumprida, a concepção da Virgem
transformada em Mãe (v.23). Ele será chamado “Emanuel’ que significa Deus
Conosco. José obedece conforme o dito do anjo (v.24).
B) MEDITAÇÃO do texto – A pergunta
fundamental é esta: O que diz o texto para mim? Ah! Como me fala
abundantemente, mas tenho que fazer a escolha do que mais Deus me diz através
do Evangelista. José e Maria tinham seus planos, assumir a graça do matrimônio,
gerar filhos e educá-los como os casais do seu tempo e do nosso tempo.
Mas Deus para eles tem outro Plano: pedir O “Sim” de
ambos para a promessa da vinda do seu Filho ser cumprida. O jovem casal precisa
renunciar o seu projeto de vida para acolher o sonho e a nova realidade do
chamado divino. O casal precisa responder na fé, viver na fé, ser provado na
fé, passar pela noite escura da fé, mas em todo peregrinar iluminado pela fé
(Hb 11.1-2).
Deus enviou o seu Filho Gl 4,4, mas
para lhe formar um corpo, quis a livre cooperação duma criatura...Deus
escolheu, para ser a Mãe de seu Filho...uma Virgem que era noiva de um homem
da casa de Davi, chamado José. O nome da Virgem era
Maria (lc 1,26-27). Numa única criatura Deus honrou a maternidade e honrou a
virgindade por amor ao Reino dos Céus. Mas o inaudito é que a Virgem concebe
pelo poder do Espírito Santo “ o Espírito Santo, que é Senhor que dá a vida, é
enviado para santificar o seio da Virgem Maria e para fecundar pelo poder
divino, fazendo-a conceber o Filho eterno do pai,numa humanidade
originada da sua” (CIC, 485). O corpo e o sangue de Cristo que se unem ao seu
corpo e sangue receberam a sua natureza humana da Virgem. Deus
pede também o “Sim” de José para ser pai legal de Jesus e
ser esposo e protetor da Virgem Maria. Depois da crise da fé vem a Luz da fé
(José era justo, não era pai do menino, se denunciasse como de direito a virgem
seria apedrejada). A atitude do justo foi o silêncio e a espera do sinal de
Deus. E chegou. (Não tenhas medo, o que em Maria aconteceu é obra do Espírito
Santo). José simplesmente obedece como o pai Abraão, ou seja, crer
humildemente. “se, portanto toda a Santa Igreja tem uma divida para com a
Virgem mãe, por ter recebido a Cristo por meio dela, assim também, depois dela,
deve a São José uma singular graça e reverência” (São Bernardino de Sena,
presbítero, sec. XV). O motivo de tal importância é que através de José
descendente de Davi entra Jesus na linhagem dravídica, (releia Mt 1,1)e
cumpre-se em Cristo o oráculo messiânico do profeta Jeremias Deus é nossa
justiça, ou seja, salvador ( Jr 23,5-8).
Darás a Ele o Nome de JESUS
(V.20). Como é importante o nome na tradição antiga, indica o ser da pessoa, a
identidade da pessoa, o referencial da pessoa, a missão da pessoa. O
Evangelista chama atenção para o nome bendito do filho de Deus tornado filho da
Virgem Maria. O seu nome conforme ordem do céu anunciado pelo anjo é JESUS
– que significa Deus salva.Nome que é um programa de salvação
(Lc 4,18s). Nome que é Missão de perdoar. Missão de santificar. “O nome
de Jesus significa que o próprio nome de Deus está presente na pessoa do seu
Filho feito homem para a redenção universal e definitiva dos pecados”
(CIC, n.432). Salvará de que? Dos pecados, do
Reino de satanás e nos transportará para o reino de Deus Pai. Outro nome é
atribuído por Mateus a Jesus, “Emanuel” que significa Deus conosco no início de
cada missão, durante o ministério de nossa e na conclusão de nossa missão. Em
cada liturgia celebrada se escuta este eco e esta certeza: O Senhor
está no nosso meio. Caro internauta retirante como tu podes
saber que Deus está contigo? Quem é o teu Emanuel na peregrinação
de tua vida? Quem é o teu salvador? Depende da tua
experiência interior, depende do encontro com Jesus na Palavra e na Santíssima
Eucaristia, depende da experiência de pobre conforme Mateus “bem aventurados os
pobres porque deles é o Reino dos céus”. (Mat 5,1). Diz Karl Rahner: “a
experiência do coração é a única com a qual se pode compreender a mensagem do
Natal: Deus se fez homem’ e depois por ti morrerá e ressuscitará conforme as
escrituras (1Cor 15,3-4).
C- ORAÇÃO - ORAÇÃO RESPOSTA AO
DEUS QUE FALA – O nome de JESUS contém tudo:Deus e o Homem e toda a economia da
criação e da salvação. Rezar “Jesus’ é invocá-lo, chamá-lo a nós. O seu nome é
o único que contém a presença que significa. Jesus é o ressuscitado, e todo aquele
que invocar o seu nome, acolhe o Filho de Deus que o amou e por ele se entregou
(CIC, n.2666).
A pergunta fundamental: O que o texto
me faz dizer a Deus? (Rezar o Nome de Jesus)
REZE ESTA FORMULA – é belíssimo e
fecundo o seu efeito em nós.
“Senhor Jesus
Cristo, Filho do Deus Vivo, tende piedade de mim, pecador!”
Simplesmente
repita algumas vezes esta fórmula, tantas vezes quantas o seu coração pedir,
enquanto não cansar, com amor, serenidade e devoção. Se você realmente
necessitar de alguma graça, mentalize-a entre as invocações, ou, se
preferir, vocalize o seu pedido, crendo firmemente que será atendido. Mantenha
a consciência, porém, de que se não for atendido, será sempre o melhor para
você, pois tudo nos é dado segundo a Vontade do Pai para o nosso bem, e de todo
mal Deus tira um bem maior. Muitas vezes fazemos pedidos que, se fossem
atendidos, mais nos prejudicariam do que ajudariam.( do
sainhttp://ccatolico.qualinfonet.com.br/site/?p=8504 pesquisado em 06 de
fevereiro).
SEGUNDO FÓRMULA
JESUS é tudo:enquanto julga, é
lei;enquanto ensina, Verbo;enquanto gera, pai;enquanto sepultado,
homem;enquanto ressurge, Deus;enquanto gerado, Filho;enquanto padece, ovelha;
ele, Jesus Cristo, a quem seja dada a
glória pelos séculos. Amém (Militão de Sardes).
D) A CONTEMPLAÇÃO – Diz o senhor “sede
Misericordioso como eu SOU Misericordioso”. Depois desta oração
invocar mais vezes o nome de Jesus e crer no efeito de salvação na sua vida.
Ensinar outros a orar. Olhar o outro sempre na presença de Jesus.
SALMO
DIA 12 DE MARÇO –QUARTA- FEIRA - ONDE
ESTÁ O REI DOS JUDEUS
RECÉM-NASCIDO
FAÇA ESTE PEDIDO – Deus pai que eu procure como
os Reis Magos o teu Filho e encontrando com a Virgem Maria e são José possa
converter a Ele todo o meu coração como presente neste tempo de quaresma e mais
uma vez eu vos suplico: Venha, Senhor Jesus, a mim e a todos O VOSSO
REINO.Senhor converta-me a vós, a vossa Igreja, o mundo todo ao vosso
Reino de amor, de justiça, de paz e de liberdade.
PENSAMENTO DE SANTO AGOSTINHO
Alimente o teu desejo de
Deus. Desejo de conversão. Deseja de salvação. Desejo de páscoa
eterna. O Desejo da visão: a fé. O desejo da posse: a esperança. O desejo do
amor: a caridade. Pela espera, Deus faz crescer o desejo. Pelo
desejo, ele cava nas almas. “Cavando nelas, ele as torna mais capazes de
recebê-lo” (Agostinho de Hipona).
LEITURA DO TEXTO DO CAPITULO – leia o
capitulo Mt 2
O que o texto diz em si:
Nota de introdução: Não se pode
perder de vista o nosso objetivo meditar o tema o REINO DE DEUS orientado pelo
Evangelista Mateus para a nossa conversão e salvação a Ele. Se o capitulo
anterior meditamos sobre a identidade de Jesus: Messias, o Único Concebido do
Espírito Santo, o Emanuel. Agora voltemos a nossa atenção para o onde e
o aonde do nascimento e destino de Jesus, O prometido por Deus Pai e
o ESPERADO PELOS JUDEUS E PELOS PAGOS E HOJE POR NÓS como reza a
liturgia neste penúltimo tempo “esperamos vossa vinda gloriosa”.
Leitura todo o Texto capitulo 2
– O QUE O TEXTO DIZ EM SI. Lugar do
nascimento de Jesus, Belém da Judeia no governo do rei HERODES v. 1. Os magos
têm um profundo desejo encontrar o Messias, o Rei dos Judeus. Primeiro vão a
Jerusalém. Querem saber e por isso perguntam: Onde está o Rei dos judeus
recém-nascido! (v. 2) vimos a sua estrela e viemos homenageá-lo.
O Rei Herodes perturba - se e toda
Jerusalém. Procura saber do rei através de estudos mediante escribas e chefes
de sacerdotes. Onde havia de nascer o Cristo. A resposta foi
conforme a escritura em Belém como dissera o profeta Miqueias v. 6.
Apascentar Israel, o meu povo será a missão deste menino. Atitude permanente na
infidelidade dos pastores de Israel Deus promete ser o pastor (Ez 34; Jo 10).
Herodes chama os magos para saber do tempo
da aparição da estrela (V. 7). Herodes envia os Magos a Belém com a
intenção deles de obter informações a respeito do menino e encontrando-o,
avisá-lo. Quero fazer também a minha homenagem v. 8 Partiram. A estrela sempre
frente deles guiando até o menino v. 9 até o lugar onde estava o menino v. Ao
verem novamente a estrela alegraram imensamente como também foi a alegria de
Maria, de Isabel, de João Batista e dos discípulos ao verem Jesus ressuscitado.
V.10. Entra na casa,viram o menino com sua Mãe e o homenagearam.
Oferecem presentes: ouro, incenso e mirra v. 11. O anjo avisa para retornarem
por outro CAMINHO V.12. José inicia o seu Calvário também deve fugir com a mãe
e o menino para o Egito permanece até a morte do Rei Herodes. V.14 irritado por
causa da atitude dos magos, mandou matar os meninos ( os inocentes) com a
intenção de matar o REI do universo. Com a morte do opressor, José retorna a
Nazaré v. 20. Teme o sucessor de Herodes, o seu filho Arquelau – rei da Judeia.
Avisado em sonho a família parte para GALILEIA E vai morar em Nazaré.
B - MEDITAÇÃO do texto - É o momento de
pensar sobre o sentido do texto, das imagens que o texto lhe falou
interiormente. Das atitudes dos personagens para iluminar as nossas atitudes
hoje. Coragem caro internauta Jesus é o seu companheiro. Depois de meditar o
texto a pergunta guia é: o que o texto diz para mim?Este
texto é proclamado na solenidade da Epifania do Senhor. O santo Evangelho de
Deus quer colocar no coração de todos os homens o desejo de Deus – A
salvação Universal (1Tm 2,3-4). Primeiro para os judeus
representado pelos pastores (as primeiras testemunhas deste acontecimento) e
aberto aos pagãos representados pelos magos. “Nestes representantes das
religiões circunvizinhas, o Evangelho vê as primícias das nações, que
acolhem a Boa –Nova da salvação pela Encarnação” (CIC, n528). Neste
teste tu estiveste representado e acolhido pelo Rei do universo. É Magnífico.
Esta é a pedagogia divina. O acontecimento do nascimento do Filho de Deus foi
tão grande que o Universo inteiro testemunhou bem como todos os povos: oriente
e ocidente. “Hoje a Virgem dá a Luz o Eterno ea terra oferece
uma gruta ao Inacessível. Cantam-no os anjos e os pastores. E
com a estrela os magos põem a caminho, porque tu nasceste
para nós, pequeno infante. Deus Eterno!”; (São Romano o Melodio).
E com a estrela os magos
põem a caminho...para encontra o “caminho , a verde e a vida”. Não
somente caminha, mas pergunta como a Virgem Maria perguntou “ como se fará isso
não conheço Homem...”. Os magos perguntam: “ Onde está aquele
que nasceu, o rei dos Judeus? Vimos despontar a sua estrela e viemos para
adorá-lo” (v. 2). “Que tipo de pessoas era, e que espécie de estrela
era aquela?“(Bento XVI, papa Emérito) Eram sábios em busca de saber para crer e
crer com fundamento da razão. Era gente pagã em busca de Luz, Luz que vem da fé
em Jesus, Luz do mundo (Jo 8,12). Era gente convicta que na natureza perceberam
a marca de Deus (Jo 1,1-5). Era gente capaz de Deus que buscava Deus.
Personifica você que caminha entre trevas e luz até um dia ser pleno de Luz no
Senhor. Personifica você que caminha ao encontro do rei e volta por outro
caminho. Caminho de conversão e salvação. Quem encontra o reino de Deus nunca
mais volta pelo mesmo caminho.
No caminho os magos encontram
Herodes (v. 3,7,8,13)que se dizia interessado no menino, mas na realidade
tinha a intenção de matar. Herodes homem de poder. Homem sem temor. Vê no
outro um rival, não um irmão como Jesus veio ensinar. Vê em Deus também um
rival. Devo elimina e fazer a sua vontade. “um rival particularmente perigoso,
que desejaria privar os homens do seu espaço vital, da sua autonomia, do seu
poder; um rival que indica a estrada a percorrer na vida e impede, assim, de
fazer tudo aquilo que se que se quer”. Herodes busca informações nas Escrituras
(v.3)mas “fechou o seu coração e os seus ouvido” . Escutou a si mesmo. O
seu único pensamento é o Trono. Todas as suas relações foram brutas, entres
elas a maior brutalidade eliminar os inocentes (v.) Caro internauta o texto não
é de um jornalista a contar fatos passados deseja hoje falar-lhe ao coração. No
espelho do personagem Herodes neste tempo de quaresma pense seriamente e
pergunte-se: “Talvez haja algo de Herodes também em nós? Talvez também nós, às
vezes, vemos Deus como uma espécie de rival? Talvez
também nós estejamos cegos diante de seus sinais,surdos às suas
palavras, porque pensamos que Ele põe limites na nossa vida e não nos
permite dispor da existência a nosso bel-prazer?”. (Bento XVI).Os Magos no
caminho encontraram os especialistas em Escrituras (chefes
dos sacerdotes e escribas do povo v. 3. Grande ajuda no caminho de Deus.
Estes conheciam bem os textos bíblicos, sobretudo as profecias que
anunciavam a vinda do messias (cf, versículos conforme disse o
profeta v. 6 sobre Belém, v. fuga ao Egito v. 15, v.choro 18) Eram capazes de
saber de memória muitos trechos como hoje faz algum protestante que cita o
texto sem o contexto falando o que o texto não diz. São auxílios no
caminho de quem busca Deus. “Ninguém pense que lhe baste a leitura sem a
unção, a especulação sem a devoção, a busca sem o assombro... a ciência sem a
caridade..a investirão sem a sabedoria da inspiração divina (São
Boaventura). No entanto, a escritura permanece letra sem alma, mapa sem
orientação, idéias sobre Deus sem experiência de Deus vivo, lei sem
Misericórdia. Caro internauta pense agora que relação você tem coma Palavra de
Deus? Você conhece a Escritura? Pense um pouco com a sua
consciência “ Não há também em nós a tentação de considerar as Sagradas
Escrituras, este tesouro riquíssimo e vital para a fé da Igreja, mais como
um objeto para o estudo e discussão dos especialistas que como o Livro
que nos indica o caminho para chegar à vida? (Bento XVI ).Mas o que
guia os magos e o que nos guia hoje? Uma Luz interior a fé, uma
sinal externo a estrela.
Que tipo de estrela era aquela que os
Magos viram e seguiram? Foi bastante discutida pelos astrônomos, mais não é a
nossa atenção este foco do dado natural Mas voltemos para o essencial os que se
ser guiados pela estrela. O principio fundamental do homem que busca a Deus
percebeu os seus sinais na criação (Sal 19,2). “ pelos sinais naturais pode-se
entrever o criador. Mas é necessário outra sabedoria que vem do dom da
fé. “por serem sábios, sabiam também que não é com um telescópio qualquer, mas
com os olhos profundos da razão em busca do sentido último da realidade e com o
desejo motivado pela fé que é possível encontrá-Lo, que se torna possível que
Deus se aproxime de nós...Na beleza do mundo, no seu mistério, na sua grandeza
e na sua racionalidade não podemos deixar de ler a racionalidade eterna, e não
podem deixar de guiar-nos ao único Deus, criador do céu e da terra. Se
tivermos esse olhar, veremos que Aquele que criou o mundo e Aquele que nasceu
em uma gruta em Belém e continua a habitar em meio a nós na Eucaristia é o
próprio Deus vivo, que nos interpela, ama-nos, deseja conduzir-nos à vida
eterna.
“Herodes, os especialistas nas
Escrituras, a estrela foram os sinais no caminho dos reis. No entanto, sigamos
o caminho dos magos que chegam a Jerusalém. Sobre a grande cidade, a estrela
desaparece não se vê mais. O que isso significa? Também nesse caso devemos ler
o sinal em profundidade. Para aqueles homens, era lógico buscar o novo rei no
palácio real, onde se encontram os sábios conselheiros de corte. Mas,
provavelmente com espanto, tiveram que constatar que aquele recém-nascido não
se encontrava nos lugares do poder e da cultura, mesmo que lá tenham sido
oferecidas preciosas informações sobre Ele. Se deram conta, pelo contrário,
que, muitas vezes, o poder, também aquele da consciência, fica no caminho de
encontro com aquele Menino. A estrela guiou-lhes então a Belém, uma pequena
cidade; guiou-lhes entre os pobres, entre os humildes, para encontrar o Rei do
mundo. Os critérios de Deus são diferentes daqueles dos homens; Deus
não se manifesta no poder deste mundo, mas na humildade do seu amor, aquele
amor que requer a nossa liberdade de ser acolhido para transformar-nos e
tornar-nos capazes de chegar Àquele que é o Amor. Mas também para nós as coisas
não são assim tão diferentes de como eram para os Magos. Se fosse pedido o
nosso parecer sobre como Deus deveria salvar o mundo, talvez responderíamos que
devesse manifestar todo o seu poder para dar ao mundo um sistema econômico mais
justo, em que todos pudessem ter tudo aquilo que desejassem. Na realidade, isso
seria uma espécie de violência contra o homem, porque o privaria de elementos
fundamentais que o caracterizam. Com efeito, não seriam chamados em causa a
nossa liberdade, nem o nosso amor. O poder de Deus manifesta-se de modo
completamente diferente: em Belém, onde encontramos a aparente impotência do
seu amor. E é para lá que nós devemos andar, e é lá que reencontraremos a
estrela de Deus.
Assim aparece-nos bem claro um último elemento importante do acontecimento dos Magos: a linguagem do criado permite-nos percorrer um bom trecho da estrada rumo a Deus, mas não nos dá a luz definitiva. No final, para os Magos, foi indispensável escutar a voz das Sagradas Escrituras: somente essas podiam indicar o seu caminho. É a Palavra de Deus a verdadeira estrela que, na incerteza dos discursos humanos, oferece-nos o imenso esplendor da verdade divina. Queridos irmãos e irmãs, deixemo-nos guiar pela estrela, que é a Palavra de Deus, sigamos na nossa vida, caminhando com a Igreja, onde a palavra montou sua tenda. “A nossa estrada será sempre iluminada” (Homilia de Bento XV, 06 de janeiro d 2011).
Assim aparece-nos bem claro um último elemento importante do acontecimento dos Magos: a linguagem do criado permite-nos percorrer um bom trecho da estrada rumo a Deus, mas não nos dá a luz definitiva. No final, para os Magos, foi indispensável escutar a voz das Sagradas Escrituras: somente essas podiam indicar o seu caminho. É a Palavra de Deus a verdadeira estrela que, na incerteza dos discursos humanos, oferece-nos o imenso esplendor da verdade divina. Queridos irmãos e irmãs, deixemo-nos guiar pela estrela, que é a Palavra de Deus, sigamos na nossa vida, caminhando com a Igreja, onde a palavra montou sua tenda. “A nossa estrada será sempre iluminada” (Homilia de Bento XV, 06 de janeiro d 2011).
C- ORAÇÃO - ORAÇÃO RESPOSTA AO
DEUS QUE FALA
A pergunta fundamental: O que o texto
me faz dizer a Deus? (Pedir ao Senhor que Eu o
procure na Palavra guiado pelo seu Espirito Santo, que o encontrando volte por
outro caminho, o caminho de conversão, que voltando por outro caminho seja um
missionário do teu filho sendo Luz e sal no mundo e na Igreja. Reze comigo e
deixe entrar no seu coração esta nossa prece:
Senhor, tu és o
caminho que eu o descubra
Senhor, tu és a
vida que eu apague a morte
Senhor, Tu
és a verdade que eu não minta
Senhor, tu
és a luz que eu seja iluminado
Senhor, tu és
o amor que eu o manifeste
Senhor, sem ti
eu não sou nada convosco eu sou TUDO.
MEU JESUS TU ÉS TUDO converte
o meu coração ao teu Reino de amor e de paz.
SEGUNDA ORAÇÃO
JESUS é tudo:enquanto julga, é
lei;enquanto ensina, Verbo;enquanto gera, pai;enquanto sepultado,
homem;enquanto ressurge, Deus;enquanto gerado, Filho;enquanto padece,
ovelha;ele, Jesus Cristo, a quem seja dada a glória pelos séculos. Amém
(Militão de Sardes).
D- A CONTEMPLAÇÃO – Aqui a alma vive e
respira o jeito da vida divina. O olhar de Deus Misericordioso, a atitude de Deus misericordioso. Grande esforço de minha oração ser Universal (a missa é a
maior expressão ofereço com Cristo o sacrifício pelos fies defuntos e vivos –
superar a oração egoísta) grande esforço de minha caridade ser universal (a
caridade é dar e se doar 1Cor 13,1-13) grande esforço de minha missão ser
universal (disponibilidade para a missão além paróquia e diocese. Escolha a
atitude da Palavra.
SALMO DE MEDITAÇÃO – Pense nos comportamentos, nas palavras, nos
atos. Pense em Herodes, magos, anjos, em José? Pense no agir de Cristo, e
no seu e reze o Salmo do dia de hoje.
DIA 13 DE MARÇO QUINTA- FEIRA-
A IDENTIDADE DE JESUS (MESSIAS SERVO E FILHO DE DEUS).
Nota introdutória: Caro internauta retirante confesso que é trabalhoso
preparar este retiro, mas é gratificante, pois faço por amor a missão, ao reino
de Deus e a você. Desejo usar os meios que Jesus se estivesse hoje usaria. No
Entanto a Evangelização não se faz de longe, é preciso fazer de perto. Faça
você chegar os valores do Reino onde estiver com quem estiver, e com os meios
possíveis. Nossa atenção se volta para o capitulo 3- a promulgação do
Reino dos céus e o batismo de Jesus, fonte do nosso batismo e
opção fundamental “O batismo é o momento principal da primeira e fundamental
conversão. É pela fé na Boa-Nova e pelo Batismo que se renuncia o mal e se
adquire a salvação” CIC n, 1427).
FAÇA ESTE PEDIDO – Senhor que a minha voz anuncie o Evangelho de Jesus e que a tua Palavra abre os meus ouvidos para a escuta e o meu coração para a conversão. Que eu possa renunciar a todo mal e professar a fé com coragem como João Batista, o teu santo profeta precursor. Por isso vos suplico mais neste tempo quaresmal: Venha, Senhor Jesus, a mim e a todos o VOSSO REINO. Senhor converte-me a ti, a vossa Igreja, o mundo todo ao vosso Reino de amor, de justiça, de paz e de liberdade.
LEITURA DO TEXTO. O que diz o texto em
si. Fala do aparecimento de João Batista pregando no DESERTO da Judeia. Chama
ao arrependimento porque o Reino dos Céus está próximo (v. 1 e 2) Conforme anunciava Isaías, profeta da esperança “voz no deserto” “preparai o caminho”.
Fala dos costumes de João no vestir e no comer. No vestir pelos de camelos e um
cinturão de ouro. Alimento gafanhotos e mel v.4 A quem vinha a João: Jerusalém, a Judeia e a vizinhança do Jordão. portanto muitos v. 6. Motivo a
vinda ao precursor: BATIZAR E CONFESSAR OS PECADOS v. 7 Vinha também muitos fariseus e
saduceus. A sua pregação é radical chama os fariseus de “raça de víboras” chama
a produzir fruto de arrependimento. Não basta fazer parte da tradição dos
judeus assim como não basta ser batizado para entrar no reino dos céus. É
necessário fruto conforme o espírito novo. V.9 machado posto a raiz v.10. Fala
do Batismo de água v. 11. É humilde e reconhece o outro mais forte “batiza com
o espírito e com fogo”v.12. A pá está na Mão. Surpresa vem Jesus também João a fim de ser
batizado v.13. Eu que necessito. Tala ação “cumprir a justiça”. Os céus se
abram e manifesta a Trindade, a voz do Pai, o Filho amado e o Espírito como
pomba (v.16 e 17).
B) MEDITAÇÃO do texto – A pergunta
fundamental é: O que diz o texto para mim! Chama-me a atenção a
pregação e a radicalidade de João Batista no deserto e A RADICALIDADE
DO BATISMO O conteúdo da sua pregação é uma chamada ao
arrependimento porque o Reino dos Céus está próximo v.2. É um profeta do
deserto. É voz a serviço da Palavra. É precursor de Jesus do nascimento
até a morte violenta. É no deserto que melhor se escuta a Deus que fala
interiormente. É o melhor lugar para a conversão a Deus e se preparar para a
missão e a páscoa de Jesus. Caro irmão tenha momento de deserto meditando
a palavra do Senhor. Convertei-vos é a primeira exigência para o ingresso no
Reino de Deus. “Esta é a primeira que coisa que devemos fazer hoje:CONVERTER-NOS
a Deus, voltar para Jesus, abri-lhe caminho no mundo e na Igreja...É
colocar a Igreja inteira em estado de conversão” (José Antonio Pagola, O
caminho aberto por Jesus, vozes, p. 32).
Chama-me atenção a grandeza e a
humildade de João. O Filho de Deus o reconhece e o elogia como grande nascido
entre mulher. V. Ele sabe do tempo que deve aparecer orientando tudo para Jesus
e desaparecer para o outro aparecer. Que lição para todos os seguidores de Jesus
“discípulos e missionário”. Quanta humildade de João no reconhecimento da
relatividade do seu do seu Batismo de “água”. Diz ele: vem alguém mais “forte”
(Jesus, o Filho de Deus) que vai batizar “No Espírito e no Fogo”. Se é causa de
encantamento a humildade do precursor ainda mais encanta a humildade do
Filho de Deus. Ele vem a João para ser batizado. Mas o precursor
hesita, Jesus insiste em receber o batismo, pois convém “cumprir toda a
justiça’, ou seja, faz parte do Plano salvífico de Deus ligado ao Reino (“justiça”
-Mt 6,33). Jesus que é o Reino e torna presente o Reino fará tudo para todos. V. Então o Espírito Santo, sob a forma de pomba, desce sobre Jesus
e uma voz do céu proclama: ESTE É O MEU FILHO MUITO AMADO v. 17. Aqui é
manifestado Jesus como “Messias’ e Filho de Deus (cf. CIC 535).
A espera do Messias por parte
do povo de Israel, dos discípulos tem conotação política e
triunfalista, mas Jesus se revela contrario a esta mentalidade, Ele é
Servo sofredor. EXIGÊNCIA CONVERTE-SE AO REINO DE DEUS. (cf. MT 10,45) Ele
torna presente o Reino como serviço de DAR A VIDA POR MUITOS. O seu batismo
é aceitação e a inauguração da sua missão de Servo sofredor (cf.
Is 53,12). Jesus humilha-se se deixando contar entre a fila dos
pecadores. Imagine caro internauta você na fila de confissão e Jesus na mesma
fila para confessar (SURPRESA SEMELHANTE A DO PRECURSOR CAUSARIA EM NÓS)
“Ele o cordeiro que tira o pecado do mundo( Jo 1,29). Fez-se solidário
aos pecadores durante toda a existência. No batismo ele antecipa a sua páscoa
sangrenta (mc 10,38; MT 26,29).Vem cumprir toda a Justiça 3,15.
Justiçaquer dizer é submissão a vontade do Pai e aceita por amor o
batismo de morte para a remissão dos nosso pecados (MT 26,39). A generosa
aceitação do filho o Pai responde com a “voz” “ “Este é o meu Filho amado”.
Jesus não é somente o servo –sofredor ,mas o Filho unigênito do Pai. Nele somos
Filhos do pai Eterno por graça.”Tudo que se passou com Cristo dar-nos a
conhecer que, depois do banho de água, o Espírito santo desce sobre nós do alto
dos céus e, adotados pela voz do Pai, tornamo-nos filhos de Deus”. (Hilário de
Pointiers). O mesmo Espírito que falou pelos profetas, que fecundou a virgem
Maria, é o que pousa e permanece sobre Jesus. “o Espírito que Jesus possui em
plenitude, desde a sua conceição, vem “repousar” sobre (Jo 1,32s) e Jesus
será a fonte do mesmo espírito para toda a humanidade depois da ressurreição.No
batismo de Jesus “abriram-se os céus” v.16 que o pecado de Adão tinha fechado e
as águas são santificadas pela descida de Jesus e do espírito, prelúdio da nova
criação”. (CIC, n 536).
Caro internauta retirante pense
seriamente no seu batismo. Ele é realmente importante para você?
Você sabe a data do seu batismo, novo nascimento (senão procure saber
e celebrar). Agradece a Deus nesta data?, faz festa cristã. Para
desgosto da Igreja a resposta de grande parte é não sei. E por que sabe a data
do primeiro nascimento e faz festa? A resposta eu deixo para a sua
consciência. Mas é tempo de quaresma, tempo para redescobrir a grandeza do
batismo, de renovar na noite santo da páscoa. “Eu renuncio e depois Eu creio”.
A nossa primeira páscoa e fundamental é o batismo, ele é fonte de todas as
vocações, de todos os ministérios da Igreja e de toda a missão. “Pelo batismo,
o cristão é sacramentalmente assimilado a Jesus que, no seu batismo, antecipa a
sua morte e ressurreição. Deve entrar neste mistério de humildade e de
penitencia, descerá água com Jesus, para de lá subir com Ele, renascer das
águas e do espírito santo para se tornar, no Filho, filho-amado do Pai e “viver
numa vida Nova” (Rm 6,4). Caro internauta agora você deve viver no Espírito,
deixar-se guiar -se pro Ele seguir o a caminho do Filho de Deus “ no serviço e
amor”. (CIC, 537).
C) ORAÇÃO RESPOSTA AO DEUS QUE FALA –
Senhor concede-me a graça de renovar o meu Batismo. Daí - me a graça de agir
conforme o Espírito de Cristo ressuscitado. O que este texto me faz dizer a
Deus. Respondo com a oração do ano vocacional cujo tema meditado foi, Batismo
fonte de todas as vocações e o lema avance para as águas mais profundas. È um
verdadeiro convite a renovar a sua missão de ser discípulo missionário. Reze
deixando a palavra penetrar em seu coração.
Ó
Trindade Amada, Pai, Filho e Espírito Santo,Vós chamais os homens e as mulheres para serem santos e santas, no amor.
Fazei brotar em nossas comunidades aquela variedade
de vocações, de serviços e de ministérios,segundo
a riqueza da graça recebida no Batismo.
Que a vossa
Igreja, Povo de Deus, Assembléia dos chamados,seja fiel à sua vocação.
Animai
os jovens vocacionados e vocacionadas.
Dai,
aos cristãos leigos e leigas, coragem, audácia e firmeza, para que,no cotidiano
da vida, construam a justiça, a solidariedade e a paz.
Às
irmãs e aos irmãos de vida consagrada,dai coerência e transparência, para
serem, nesta terra,sinal do amor e da ternura da Trindade.
Olhai
para os nossos diáconos;
sejam
eles imagens vivas do Cristo Servo.
Que
os nossos padres e bispos,segundo o exemplo de Cristo, Bom Pastor,
cuidem,
com carinho e amor,de todas as pessoas a eles confiadas.
Fazei,
enfim, que todos os batizados,sob o olhar carinhoso da Mãe Aparecida, a
vocacionada do Pai,com renovado ardor missionário, avancem, sem medo,pelos
caminhos da justiça e da solidariedade,a serviço da vida e da esperança, na
busca do Reino definitivo.Amém.....(Oraçao
do Ano vocacional, 2003).
D) CONTEMPLAÇÃO EM CRISTO: Caro
retirante internauta contemple-se em Cristo a sua nova realidade, o seu novo
nascimento, o seu novo ser. Necessariamente se sou em Cristo nova criatura,
devo agir como nova criatura. Toma consciência que o teu batismo é no
Espírito Santo. Cuidarás da tua linguagem para não ser maldosa, anuncia tu a
Boa Nova do Evangelho. Cuidarás das tuas ações para não ser de trevas, mas o
anuncio de que Deus é Pai Misericordioso. Cuidarás do teu olhar impuro e
pedirás a Deus “olhos para enxergar as necessidades dos irmãos”. Amém.
SALMO DE MEDITAÇÃO
14 DE MARÇO SEXTA FEIRA: LITURGIA DO DOMINGO NA SEQUENCIA DAS
MEDITAÇÕES-) A IDENTIDADE DE JESUS (MESSIAS SERVO E FILHO DE DEUS).
- AS TENTAÇÕES DE JESUS
Atenção retirante: Liturgia do primeiro domingo foi à primeira, aqui se
encontra na seqüência. Como já fizemos passa para a próxima.
Nota introdutória: Caro internauta retirante reflita sobre as tentações
de Jesus e as suas tentações. O modo como Ele venceu e o modo como tu és
chamado a vencer. Os meios que Jesus usou e os meios que a santa quaresma te
oferece. Voltemos toda a nossa atenção para a Liturgia deste
primeiro domingo da quaresma. Na meditação passada contemplamos
que Jesus é batizado no Espírito Santo, na meditação de hoje contempla-se
Jesus que é levado ao deserto pelo mesmo Espírito. “Impelidos
pelo Espírito para o deserto, Jesus ali permanece sem comer durante quarenta
dias” (CIC, n.538). Tu também foste batizado no Espírito Santo, assim como
também é levado ao deserto da Igreja. No entanto tu serás fiel ao caminho do
Senhor se com ele combateres os teus pecados.
ORAÇÃO DO ESPIRITO SANTO
Espírito Santo,Vós sois a alma da minha alma.Cheio
de humildade Vos adoro.Iluminai-me, fortificai-me, guiai-me e
consolai-me,Revelai-me, tanto quanto isso ao plano do eterno Pai
corresponde,revelai-me os Vossos desejos.Fazei-me entender o que o Amor eterno
de mim deseja.Fazei-me entender o que devo fazer.Fazei-me entender o que devo
sofrer.Fazei-me entender o que,em silêncio, com modéstia e reflexão,devo
aceitar, carregar e suportar Sim, Espírito Santo,fazei-me entender a Vossa
vontade e a vontade do Pai.Pois, minha vida inteira não quer ser mais que um
contínuo e perpétuo SIM aos desejos e ao querer do eterno Pai (santo
Agostinho).
FAÇA ESTE PEDIDO – Senhor peço-vos humildemente
a graça de entrar no teu santo deserto, combater no Espírito com as poderosas
armas da palavra, do jejum, da oração, da caridade a fim de vencer
o diabo e as suas obras e deixar que em mim REINE os valores do
teu Reino de amor. Venha, Senhor Jesus, a mim e a todos o VOSSO REINO.
Senhor converte-me a ti, a vossa Igreja, o mundo todo ao vosso Reino de amor,
de justiça, de paz e de liberdade.
A)LETURA DO TEXTO. (leia primeiro o
texto do Gênesis, depois o Evangelho e por fim a segunda Leitura). Caro
retirante o desafio é grande. Meditaremos as três leituras em torno do
único tema o DESERTO. Será exigente para mim e para você. Mas coragem. Vamos à
frente. Exige mais tempo de dedicação, mas os frutos serão mais abundantes. É
como o agricultor quanto mais semeia mias colhe. Assim quanto mais contato com
a Palavra de Deus mais fruto produzirá.
Vamos à pergunta: o que o texto diz
imagens que usam, personagens que falam
Caro retirante o texto sagrado do
Gênesis não quer transmitir historia como um jornalista dos nossos tempos
transmite os fatos. O Gênesis é um livro religioso que faz ensinamento
religioso. A criação e o destino que Deus Não queira entender a origem do
pecado sem a graça abundante que é Cristo senão ficarás na selva sem mapa a
orientar o caminho de volta. “a revelação do amor divino em Cristo manifestou,
ao mesmo tempo, a extensão do mal e a superabundância da graça.
Devemos, portanto, abordar a origem do mal, fixando o olhar da nossa fé
n-Aqueles que é o seu único vencedor”. (CIC, n, 385).
Duas perguntas do texto:
a)O PLANO DE DEUS E A QUEDA DO
HOMEM: O Plano de Deus para o Homem é a vida e a comunhão em Cristo no Espírito
Santo ( leia Sab. 3,15s). E é O Espírito o vinculo de amor eterno que nos une a
Cristo pelo santo batismo e através dele ao Pai de Misericórdia. Deus
deseja uma relação de amor cuja manifestação Plena é o seu Filho
amado. O Sopro divino que torna o homem um ser vivente(Gn
2,7). Atitude permanente...
b) O LIVRE ARBITRIO -
Ora Aquele que deu o sopro divino ao homem, também o chamou para ele ser na
sua obra construtor do seu Plano. Caminhar no livre arbítrio (Gn 2,5.15).
c) Mas uma só coisa era
proibida ao homem: estabelecer por si o que é o bem e o mal. Somos
incapazes de tal escolha. “estabelecer por si o que é o BEM e o que é o MAL
(2,9, 3,1,2,3). “Sem mim nada podeis nada”, diz Jesus. Nele somos livres
verdadeiramente (Gl 5,1). O homem quer ser um Ser independente de
Deus e nesta escolha torna-se um ser dependente e escravo do pecado “sereis
como Deus’ (3,5).
d)
A ABUNDANCIA DA GRAÇA – Jesus é a Plenitude da graça divina (Gl
4,4). A sua vinda ao mundo trouxe o perdão dos pecados para o povo (Mt 1,21).
Ele é o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (1Jo 3,5).”Enferma a nossa
natureza precisava de ser curada; decaida, precisava de ser elevada; morta,
precisava ser de ser ressuscitada” (São Gregório de Nissa). Jesus se
deixa batizar por João na solidariedade com o homem decaído e para cumprir toda
a Justiça do Reino (Mt 6,33, 3,15, ou seja, a vontade do Pai ao entrar no mundo
até a morte e morte de cruz. Repleto do espírito santo inicia a sua
peregrinação no deserto 40 dias sinal de quarenta anos. E é sujeito
a provação. “ Satanás tenta Jesus por três vezes, procurando por em
causa a sua atitude filial para com Deus; Jesus repele
esses ataques, que recapitulam as tentações de Adão no Paraíso e de Israel no
deserto (cf. Lc 4,13).CIC n 53.
E) A TENTAÇÃO DO DIABO depois da
fome de Jesus ‘ Se és Filho de Deus...”transformar Pedras em pães (Mt 4,3-4, Dt
8,3). Jesus vence com a Palavra. “Não só de pão vivo o Homem ..’A tenção do
diabo é com a gloria do Mundo, mas Jesus vence “não tentarás
o Senhor’. O diabo usa a Sagrada escritura citando versículos do salmo
90. Jesus é tentado a conquistar Jerusalém pondo Deus à prova (Jo 4,34). O
diabo tenta Jesus com o poder “os Reinos do mundo e a sua Gloria’,
mas “se me ajoelhares”, mas “o Cisto revela-se como servo de Deus totalmente
obediente a vontade divina...A vitoria de Jesus sobre o tentador, no deserto,
antecipa a vitoria da paixão, suprema obediência do seu amor filial ao Pai
(CIC, n. 539).
Agora com mais profundidade poderás
voltar a tua atenção para a carta de São Paulo aos Romanos. Neste texto Paulo
apresenta a grande obra de Cristo. E o faz em dois
argumentos: o primeiro: a antiga solidariedade do homem com Adão: estamos
sujeito à morte espiritual “estive morto, mas agora vivo” da qual a morte física
é sinal (conferir vv12-14; o segundo Paulo faz comparação entre Adão e Cristo.
O primeiro com a com o pecado introduziu no mundo a potencia do mal, com o seu
sim ao pecado, desobediência trouxe o pecado e a morte.
Caro retirante todos os anos, neste
tempo de quaresma, a igreja une-se ao mistério de Jesus no deserto.
B) MEDITAÇAO DO TEXTO
A pergunta fundamental é: O
que diz o texto para mim! Diz tanto, mas partilho duas ideias
essenciais: O sentido do deserto de Cristo e o sentido do deserto na
Igreja. O deserto não tem conotação de lugar geográfico, mas de
situação da vida interior do povo de Israel, da Igreja e de cada membro.
O deserto exterior poderá evocar uma imagem do deserto interior. De um lado
temos uma situação de impotência do povo, de outro de potencia e gloria de
Deus. Certamente é tempo de provação. Sem Ele a nossa vida é um deserto e não
venceremos. O deserto é meio para se converter ao senhor que vem sempre em cada
páscoa celebrada.
Cristo no deserto. Jesus quis
reviver as diversas etapas do povo de Deus. As
tentações do primeiro Adão que sucumbiu é vencida pelo Novo Adão assim como as
tentações que Israel sucumbiu Jesus é vencedor. (“...) As tentações de Jesus
recapitulam as tentações de Adão no paraíso e de Israel no deserto...” (CIC, n.538).
Quando Ele encarnou e se Fez homem, recapitulou em Si a longa
historia dos homens e proporcionou-nos, em síntese, a salvação, de
tal forma que aquilo que havíamos perdido em Adão – isto é, sermos imagem e
semelhança de Deus – o recuperássemos em Cristo Jesus (Santo Irineu de Liao).
Infidelidade de Adão, fidelidade de Cristo. Infidelidade de Israel, fidelidade
de Cristo.
A tentação mostra a maneira própria
do Filho de Deus ser Messias, de um lado a maneira do mundo
triunfalista cuja proposta satanás o tenta e os que os homens desejam lhe
atribuir-lhe, de outro a maneira do Pai que o apresenta como Servo Sofredor
(4,15). A “As três tentações procuram desviar a proclamação do Reino de
Deus, de modo que se torne um Reino segundo os padrões humanos” O reino de Deus
passa pelos Reinos humanos, mas exige “o converte-se e o crer na Boa Nova”. na
justiça e no amor. (Raymond E. Brown, Introdução ao Novo testamento, p. 268).
Caro retirante todos os anos, neste
tempo de quaresma, a Igreja une-se ao mistério de Jesus no deserto, combate
contra as tentações, é chamada a usar os poderosos meios para o combate
espiritual os exercícios espirituais o jejum, a oração e a caridade. Santo
Agostinho diz que em Cristo nós éramos tentando e nele vencemos. “Cristo foi
tentado pelo demônio no deserto. De fato, Cristo foi tentado pelo demônio. Mas
em Cristo também tu eras tentado, porque ele assumiu a tua condição humana,
para te dar a salvação; assumiu a tua morte para te dar a sua vida;
assumiu os teus ultrajes, para te Dara a sua gloria; por conseguinte, assumiu
as tuas tentações, para te dar a sua vitoria”. (Santo Agostinho, da Liturgia
das Horas, vol. II).
C) ORAÇAO RESPOSTA ORANTE COM A
PALAVRA (Senhor Jesus contigo quero iniciar o meu deserto, contigo quero
reconhecer os meus pecados, contigo quero combate os meus pecados, contigo
quero usar as armas para a vitoria. Senhor socorre-me na hora da tentação,
socorrei-me na hora do desespero, socorrei-me na hora do perigo de morte
espiritual e temporal. Senhor não me deixe cair em tentação. Do espírito
maligno – defendei- me. Livra-m do mau pensamento, livra-me da linguagem
maldosa, livra-me das obras de trevas.
SEGUNDA FORMA PARA REZAR COM O CORAÇAO
“Concedei-me, ó Deus onipotente, que, ao longo desta Quaresma, possamos progredir
no conhecimento de Jesus Cristo e corresponder a seu amor por uma
vida santa.Por nosso senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do espírito
Santo”.
A CONTEMPLAÇAO
- fundamental é : o que o texto e tudo o que aconteceu nesta oração me
fazem saborear e viver? Contemplo a minha miséria de pecador e a grandeza de
Deus Pai Misericordioso. Contemplo que não devo impor, mas propor o reino de
Deus. Deus não quer impor o bem, quer seres livres [...].
Para alguma coisa serve a tentação. Ninguém, senão Deus, sabe o que a nossa
alma recebeu de Deus, nem nós próprios. Mas a tentação manifesta-o para nos
ensinar a conhecermo-nos e desse modo descobrir a nossa miséria e
obrigar-nos a dar graças pelos bens que a tentação nos manifestou» (CIC, 2847).
Concluía a oração sempre com um Salmo
50
DIA 14 DE
MARÇO SEXTA FEIRA - PESCADOR DE PEIXE A PESCADOR DE HOMENS PARA O REINO
( Ambiente: A
Bíblia Sagrada, Redes, Sandálias)
Nota de Introdução: Caro retirante
internauta coragem. Não desista do caminho da conversão. Não
perderás tempo priorizando a escuta ao Senhor na Palavra de Vida. Vamos
voltar a nossa atenção hoje sobre o chamado de Jesus aos primeiros
discípulos De Pescadores de peixe a pescadores do Reino. Pescar
exige empenha bem como Evangelizar. Mas aquele que chama estará conosco todos
os dias. Tenha confiança em sua presença. Você também foi chamado ao Dom da
Vida, ao Dom da fé e ao dom de uma vocação Especifica. Como tem sido a sua
resposta a cada dia.
Faça este pedido: Jesus sempre chama
“Vem e segue-me”.
“Vem e segue-me”.Derrama sobre
nós o teu Espírito,que ele nos dê sabedoria para ver o caminho e
generosidade para seguir tua voz.
LEITURA DO EVANGELHO Mt 4,12-23
O QUE FALA O TEXTO: Neste texto
temos um ato continuo de Jesus. Jesus ouviu dizer que João se encontra preso
antecipação do sofrimento de Jesus. (v. 12). A sua voz passou, chegou a Palavra
definitiva ( Jo 1,1) Jesus vai para a Galileia iniciando o seu ministério e chama
os seus quatros primeiros discípulos para colaborar na missão. Mas é o
Evangelista Mateus que acrescenta uma indicação Geográfica importante
(v.15) Galileia das Nações (v. 12) Inicio do Ministério de Jesus e
início do ministério da Igreja “vão para a Galileia” ( v. 18). Segui-me e eu
vos farei pescadores de homens (v. 19), deixando imediatamente
as redes, o seguiram. Fala que ele percorria toda a Galileia,
ensina e prega. O conteúdo da pregação é o Reino de Deus a
conversão e a fé
MEDITAÇÃO - A pergunta
fundamental é: O que diz o texto para mim? É significativa que o
texto diz a mim a atitude do precursor de Jesus desaparecer, para Jesus
aparecer publicamente. João é voz que passa e Jesus Palavra que não passam. “o
céu e a terra passa, mas a as minha Palavra não passara”, diz o Senhor.
Desapareceu a voz, aparece a Palavra do pai, desaparece o deserto rígido,
aparece o cenário do mar evocando a grande e a profundidade do Reino,
desaparece a linguagem radical do anuncio radical do juiz iminente do Reino,
aparece a linguagem das parábolas do Reino. Tudo é novo. Tem razão ao dizer
Santo Irineu Jesus é a nossa novidade. É significativa a chamada de atenção do
cenário geográfico “Galileia dos Pagoas”. Sabemos que Jesus
prega o Reino de Deus ao povo de Israel, mas todos os homens são chamados a
entrar no reino de Deus. Sabemos também que depois da ressurreição os seus são
enviados a pregar a todas as nações (Mt 28,). A Galileia é encruzilhada de
caminhos; Cafarnaum uma cidade aberta ao mar. Daqui chegará a salvação a todos
os povos (v. É o situação em que o povo se encontra “trevas” porque falta
chegar a Luz de Deus(Jô 8,12), morte porque a Luz veio para os seus e o s
seus o rejeitam. Não Reina os valores do reino de Deus “justiça, liberdade,
paz, amor”, mas o antirrino “ injustiça, escravidão, ódio, desamor morte,
pecado trevas”. É belíssimo porque em meio a este contexto ecoa a voz do
profeta com um anuncio inaudito entre as trevas vai brilhar a luz e esta
luz chegou no natal e o seu cume a é o dia da Ressurreição. “Noite da
alegria verdadeira assim canta o precônio pascal.
O inicio da pregação de Jesus é um chamado a “conversão”. Exigência
fundamental sem a qual não se entre no Reino de Deus. “O tempo chegou ao seu
termo, o reino de Deus está próximo; convertei-vos e acreditai na Boa Nova (Mc
1,15; Mt 4,23). Este tempo é o penúltimo em caminho do último e definitivo.
Tempo de reorientar a vida em direção ao reino definitivo. No coração da Igreja
há uma grande Luz, Cristo senhor.É nele que somos iluminados para iluminar
com a lâmpada, no entanto chegará um dia que não precisaremos mais da luz
elétrica nem da luz do sol. Que nossos maus pensamentos não obscureçam tão
grande luz. Que a nossa palavra seja inspirada da luz da Palavra do
Senhor. Que o nosso ato glorifique o Pai do céu. A primeira palavra do
tempo da quaresma é também Convertei-vos e crede no Evangelho. “Convertei-vos e
seremos convertidos” (Lm,21). Afinal, converter de quê ! de um coração
duro a um coração de compaixão, de uma indiferença, a sensibilidade aos irmãos,
de uma escravidão a liberdade de filhos de Deus. Assim na nova realidade de
convertidos podemos seguir Jesus e pouco a pouco relativizando de bens,
família, posição social, fama para Absolutizar o Reino de Deus. Não se faz
experiência de Deus em o dom da liberdade. Seguir Jesus é identificar em seus
sentimentos, atitudes na relação com o Pai e com os irmãos e com os bens. É
acolher a Kenosis caminho para a Gloria (Fl 2,6-11).
ORAÇÃO RESPOSTA AO DEUS QUE FALA –
O que este texto me faz dizer a Deus. Diz-me que cada pessoa é chamada a ouvir a voz de Jesus na Palavra do seu Evangelho “Vem e Segue-me”. Mas para “seguir-lo” é preciso deixar o coração livre de tudo que impede o ingresso no Reino de Deus. O que impede ?Apego a posses, poder a qual eu quero a todo preço, as obras da carne que Paulo elenca, a saber: inveja, rixas, bebedeiras, luxúria... Senhor! Ajuda-me a tomar a cruz de cada dia sem jamais murmurar contra a tua vontade. Amém.
SEGUNDA FORMULA:
O dom e a resposta
Dá-nos, Pai, viver em tudo o primado
do teu Amor no nosso coração e na nossa vida. Faze com que, sabendo-nos amados
por Ti, sintamos- nos criaturas novas, chamadas a cantar com a vida o cântico
novo da fé, da esperança e da caridade. Inspira-nos a gratidão, que nos leve a
sempre honrar teu Nome e a santificar as festas para o louvor da Tua
Glória. Faze que reconheçamo-nos em que nos deu a vida o sinal vivo do teu dom
que deve ser acolhido, respeitado e amado. Ajuda-nos a olhar nosso próximo com
os olhos de misericórdia com que tu alcanças e amas a todos. Livra-nos de toda
violência, da mentira e da fome do poder e dai-nos a pureza do coração e a
alegria de relacionamentos simples e limpos com todos. Torna-nos operadores da
tua justiça e da paz para com todos as Tuas criaturas, servos por amor aos mais
fracos e pobres entre nosso companheiros de caminhada. Faze que todos possamos
ser um sinal radiante da Tua bondade – única que possui a força de mudar o
coração e dá sentido e beleza ao nosso viver e ao nosso morrer, (Bruno Forte,
do livro o Mendicante do Céu).
CONTEMPLAÇÃO - fundamental é : o
que o texto e tudo o que aconteceu nesta oração me fazem saborear e viver. Faz
viver a vocação como Dom e resposta a cada momento.
SALMO DE MEDITAÇÃO DO BOM PASTOR
DIA 15 DE MARÇO
SÁBADO - AS BEM AVENTURANÇAS NOVA LEI DO REINO DE DEUS
(A Bíblia Sagrada,
Cruz de Nosso Senhor..)
Nota de Introdução: Caro
retirante o discurso das Bem - aventuranças é longo.
Ele compreende os
capítulos 5-7. É o sonho de Deus que Jesus realizou e os convida a mesma
atitude, pois Ele é a nossa bem - aventurança no presente e no futuro de nossa
existência. Os seguidores de Jesus são chamados a encarnar o novo estilo do
mestre. “como eu vos fiz fazei vós também. As bem-aventuranças
retomam e aperfeiçoam as promessas de Deus desde a Abraão, ordenando-as para o
Reino dos Céus. Corresponde ao desejo de felicidade que Deus colocou no coração
do homem. Ensinam-nos qual o fim último a que Deus nos chama:. O REINO DE DEUS
(cf. CIC 1725s).
GRAÇA A SER PEDIDA: Deus Pai Todo
Poderoso eu vos suplico a graça de ser pobre porque dissestes aos seus
seguidores: Bem Aventurado os que são pobres PORQUE DELES É O REINO DOS CÉUS
(MT 5)
LEITURA DO EVANGELHO Mt 5,12-23
A leitura fala do discurso “as
bem-aventuranças” de Jesus na montanha v. 5,1. b
bem aventurado quem é pobre, quem é
manso, quem é aflito, que tem fome e sede de Justiça, quem é
misericordioso, quem é puro de coração, quem promove a paz, os que são
perseguido s por causa da Justiça porque deles é o Reino dos Céus. Termina com
um convite a alegria. V.12
MEDITAÇÃO - A pergunta
fundamental é: O que diz o texto para mim? Três palavras fortes me
tocaram: A aproximação dos discípulos ao Mestre. Esta
atitude de se aproximar do Mestre é freqüente na sagrada Escritura da multidão,
dos discípulos, dos doentes que são levados a Jesus, das mulheres que o seguem,
enfim dos pecadores suplicando misericórdia (Lc 15,1-5) Mas tal aproximação não
é possível senão no Espírito que move cada pessoa a se aproximar de Jesus, a
reconhecê-lo como “o Filho de Deus” e manifestar a sua fé numa vida nova. Caro
retirante internauta ao se aproximar de Jesus tanto os seguidores de ontem como
os de hoje era com desejo de pedir a saúde física ou algum bem material, mas
Jesus veio medicar outra saúda que nenhum médico pode operar. “as curas que
Jesus fazia eram sinais da vinda do Reino de Deus. Anunciavam
uma cura mais radical: a vitoria sobre o pecado e sobre a morte,
mediante a sua páscoa” (CIC, 1505).
Bem aventurados os pobres porque
deles é o Reino dos Céus. Ser pobre a maioria não deseja, mas deseja ser rico.
Na Sagrada Escritura ser pobre significa dependência das necessidades. O doente
é pobre porque precisa do médico. O faminto é pobre porque precisa do pão. O
preso é pobre porque precisa de alguém que o liberte. Os que são doentes de
distúrbios psíquicos necessitam dos psicólogos. O pecador é pobre porque
precisa da misericórdia e assim se multiplicam as necessidades substanciais. No
entanto, o rico mesmo que tenha posses, poder, prestigio também tem as suas necessidades.
Precisam da força do trabalho dos pobres para aumentar as suas posses. Precisam
de todos os serviços da sociedade civil e compram com o seu dinheiro.
Entretanto, O reino de Deus e a felicidade prometida é para quem se faz pobre.
Não é pecado ser rico, mas é pecado o mau uso da riqueza. Em si ser pobre não é
um bem, mas o pobre tem mais possibilidade de colocar toda a sua confiança em
Deus, todo o seu fundamento. Súplica e na súplica é atendido pelo Senhor. São
Francisco de Assis fez a experiência das duas atitudes rico de bens (não
encontra felicidade e Gloria) deixa bens, deixa casa paterna, deixa aventuras
humanas, deixa tudo. Loucura para alguns, gloria para o santo de Assis. Tudo
por causa do reino de Deus. O reino entrou no seu coração porque era livre para
o novo. Caro internauta, as bem-aventuranças é um caminho de santidade radical.
Jesus Ele se fez pobre para nos enriquecer. Pobre no nascimento, as suas
primeiras visitas são pobres pastores. Ungidos no Espírito anunciam o Reino aos
pobres (Lc 4,18). Declararmos como tema bem - aventurados, porque “é deles o
Reino dos Céus” (M t 5, 3). Jesus partilha a vida dos pobres, desde o presépio
até a cruz. Identifica-se com os pobres de toda espécie, e faz do amor
ativo para com eles a condição da entrada do reino de Deus (CIC, n. 544). Quem
não ama os pobres não ama o Cristo, quem não desapega dos bens não se apega aos
valores do reino.
Outro elemento é o sentido da riqueza
na escritura. A pobreza não é um bem em si assim como a riqueza não é um mal em
si. Ambas as atitudes dependem da motivação autentica , depende do uso que se
faz faça, depende de minha liberdade na administração. “A riqueza é a grande
divindade deste tempo; é a ela que a multidão, toda a massa dos homens, presta
instintiva homenagem. Mede-se a felicidade pela fortuna como pela fortuna se
mede a honorabilidade... Tudo provém desta convicção com a riqueza, tudo se
pode. A riqueza é, pois, um dos ídolos atuais.Outro, é a notoriedade ... A
notoriedade, o fato de se ser conhecido e de dar brado no mundo (a que poderia
chamar a fama de imprensa, acabou por ser considerada como um bem em si mesma,
um bem soberano, objeto, até, de verdadeira veneração” (CIC, n1723). Portanto,
este é um perigo para cada pessoa e um alerta de Jesus, a vida não consiste no
acúmulo do ter , mas em ser pobre por causa do Reino dos Céus.
ORAÇÃO RESPOSTA AO DEUS QUE FALA-O que este texto me
faz dizer a Deus me faz dizer que o único modo de ser feliz é ser pobre como
Jesus, ser misericordioso como Jesus. Ser livre como Jesus no uso reto da
riqueza. Senhor eu te suplico converte o meu coração neste tempo de quaresma,
que eu busque em primeiro lugar o teu Reino, que eu ore sempre que venha a nós
o teu Reino, que os bens não sejam impedimento para o acolhimento ao teu reino.
Por isso, caro retirante internauta reze comigo esta prece de autoria de Santo
Agostinho. Reze com o coração e com a verdade de seus lábios.
BEM-AVENTURADO
Bem-aventurados são os pobres
,Bem-aventurados é quem constrói E faz permanecer a paz do amanhecer.Bem-aventurados.O
pobre porque um dia reinará.Quem chora porque um dia se consolará.Quem vive
pela paz porque ela vai chegar.Bem-aventurados para sempre.Bem aventurado é
quem procura. O reino da justiça e do amor.Quem conhece a força do perdão.E
sabe conservar sem mancha o coração (Santo Agostinho).Bem-aventurados. O justo
porque um dia ainda governará. O homem que perdoa porque vencerá
O puro por ser filho mais ligado ao Pai Bem-aventurados para sempre.Bem aventurado é que padece Por causa da justiça e do perdão.Bem aventura quem sofreu Por causa do seu Deus, por causa dos irmãos.Bem aventurados.Feliz é todo aquele que se faze irmão.Quem faz da sua vida uma libertação.Quem tomba, enfim, ferido sem compactuar Bem- aventurados (Santo Agostinho).
O puro por ser filho mais ligado ao Pai Bem-aventurados para sempre.Bem aventurado é que padece Por causa da justiça e do perdão.Bem aventura quem sofreu Por causa do seu Deus, por causa dos irmãos.Bem aventurados.Feliz é todo aquele que se faze irmão.Quem faz da sua vida uma libertação.Quem tomba, enfim, ferido sem compactuar Bem- aventurados (Santo Agostinho).
CONTEMPLAÇÃO - o que o texto e tudo o
que aconteceu nesta oração me fazem saborear e viver? Faz-me viver e
concentrar todo o meu empenho em SER POBRE, pois nesta bem aventurança todas as
demais estão inclusas. Bem aventurados os pobres porque deles é o Reino dos
céus. É um grande convite do céu para purificar o nosso coração dos maus
instintos e a procurar o amor de Deus acima de tudo. Quem não vive a pobreza é
impedido do Reino de Deus entrar. Depois de orar as bem-aventuranças reoriente
a sua vida cristã e os projetos de felicidade de Deus já agora e um dia na bem
aventurança eterna. Deus deseja a tua felicidade e ela tem nome, Jesus o bem
aventurado.
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