Comunidade São Pedro

Comunidade São Pedro
Paróquia Nossa Sra das Dores

MP3 CATÓLICO

domingo, 2 de dezembro de 2012

Formação Litúrgica para o Advento




Hoje dia 02 de Dezembro 1 Domingo do Advento teve na Comunidade São Pedro Formação Litúrgica para o Advento, deu-se inicio as 6:00 h na Capela São Pedro com Adoração ao Santíssimo.



O Advento  é o princípio do ano litúrgico, é um tempo de preparação e alegria, de expectativa, onde esperamos o Nascimento de Jesus Cristo. E assim também antes de se dá inicio a essa formação preparamos os nossos corações Adorando ao nosso Deus pedindo que o seu Espírito Santo iluminasse à todos.
A Formação Litúrgica foi feita por Lucas (Seminarista), e estavam presentes componentes  das Equipes de Liturgia de nossa Comunidade.



TEMPO DO ADVENTO - VINDE, JESUS

  Será que podemos dizer então que entrar no Advento é voltar ao início do ano da Igreja? Sim, podemos. Advento (aquele que há de vir, chegar, voltar) é um tempo de vigilância, de espera e de expectativa, tendo o roxo como cor litúrgica, simbolizando a esperança. São 4 domingos especialmente voltados a esta temática, sendo os dois primeiros voltados para uma "segunda vinda" do filho do homem. "Aquele que virá sobre as nuvens com poder e glória, para as nações do mundo julgar". Os últimos dois domingos, que geralmente caem entre 17 e 24 de dezembro, visam uma preparação mais próxima ao natal, ou seja, o nascimento do Salvador. "Alegrai-vos sempre no Senhor", (Fl 4,4) pois ele está bem perto. O 3 Domingo do Advento (Gaudete) marca essa alegria pela aproximação da vinda de Jesus. Neste dia permite-se, liturgicamente o uso do cor-de-rosa como tom festivo para a missa, uma espécie de "róseo", mas não o branco, de modo a não antecipar o Natal do Senhor.




A Coroa significa o mundo em que vivemos a união dos povos, enfim, uma só nação.     O Circulo da Coroa simboliza tanto a Eternidade como a nova aliança de Deus com a humanidade. Esta nova aliança é celebrada no sacramento da Santa Ceia Eucarística. Ao circulo da coroa pode ser relacionada também a coroa de espinhos colocada na cabeça de Jesus. Os ramos dos pinheiros as folhas verdes significam a esperança, a fortaleza e a perseverança, elas   permanecem verdes apesar dos rigorosos invernos, assim como os cristãos devem manter fé e a esperança apesar das tribulações da vida. Os laços são uma forma de expressar alegria pela vinda de Cristo. As quatro velas representam os principais personagens lembrados no Advento, que vão sendo acesas uma a uma, a cada Domingo de Advento, e simbolizam a expectativa da aproximação de Cristo – a LUZ DO MUNDO. As velas simbolizam a luz do Cristo ressuscitado, como vida nova e luz para o mundo. A vela vermelha simboliza o profeta Isaías, que profetiza um mundo novo, que surgirá quando soubermos acolher, viver e praticar a boa nova. A vela verde simboliza São João Batista, que convida todos a conversão, para permitir que o Messias se manifeste, e que o mundo novo possa surgir. A vela roxa simboliza Jesus Cristo, que diz: "É feliz aquele que escuta a voz de alguém como João Batista, que aponta para o caminho, a verdade e a vida." E a vela branca simboliza a Mãe de Deus, Santa Maria. Ela é a obra prima, pois tudo nela é obra do onipotente. É chamada cheia de graça, e é esta mesma graça que Deus quer dar em plenitude a todos nós. 



Advento é Tempo de voltarmos para Deus que nos ama e que esta bem perto de nós. É tempo da fé nas coisas novas, no novo céu e nova terra onde habita a justiça e a paz. É tempo de limpeza e arrependimento, de opção por uma vida saudável em que sobra espaço para a solidariedade, a verdade, a paz e a comunhão. É tempo da construção da esperança e da vida comunitária.

E assim já anunciamos à todas as famílias que será celebrada a Novena de Natal  de 
14 à 23 de Dezembro de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário