Comunidade São Pedro

Comunidade São Pedro
Paróquia Nossa Sra das Dores

MP3 CATÓLICO

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Quarta - Feira de Trevas

Foi celebrado na Quarta – Feira de Trevas na Igreja de São Francisco de Assis (Sede Paroquial) o Ofício das Trevas, essa celebração remete a tradição do tenebrário, celebrada pela Igreja Católica, durante o período medieval e que foi caindo no esquecimento ao longo do tempo.



A igreja ficou às escuras durante todo o rito. As luzes de quinze velas, que compõem o tenebrário, eram as únicas que iluminavam o ambiente. A cada Salmo cantado e uma leitura proclamada, duas das 15 velas eram apagadas até que toda a Igreja ficava na penumbra. O ritual ilustra o sentimento de luto e reflexão. "O mundo se encheu de trevas, quando o verdadeiro Sol, Jesus Cristo, morreu. É um convite a reviver esta paixão, morte e ressurreição do Senhor".


"Jesus Manso e Humilde de Coração"!


O ato passou a ser facultativo na programação da Semana Santa, o Ofício das Trevas é o resgate do costume católico nos mosteiros da Igreja Medieval. Embora entre os nossos paroquianos a prática do oficio era desconhecida. Graças ao Nosso Bom Deus e ao Frei Erivan, que nos proporcionaram esse belíssimo ritual, onde o mesmo nos inspirou a ser luz na nossa vida e na vida dos nossos irmãos. O Ofício das Trevas é um convite a confiar no amor de Deus.

 "Quem Tem Jesus Tem Tudo"!

Nenhum comentário:

Postar um comentário